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quinta-feira, 30 de março de 2017

Xô celulite!


                A celulite é um problema estético que incomoda muito a grande maioria das mulheres. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens (injustiça, não?). E qual mulher não tenta esconder estes furinhos, não é? Mas você sabe o que é a celulite?

                A celulite são bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdômen. Ela é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando aquele aspecto de “casca de laranja”. Ela ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele.

                Deixando o significado desta triste realidade de muitas de lado, vamos analisar as causas que podemos desenvolver estes furinhos:
*Hereditariedade; o fator genético é importante.

*Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;

*Alterações hormonais. Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo;

*Também é importante analisar seu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.
O que podemos fazer em relação da alimentação para diminuir ou evitar o aparecimento da celulite?
  • Evitar os alimentos enlatados, que contêm muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite.
  • Também é importante reduzir o % de gordura, pois o aumento de células do tecido adiposo e consequentemente o aumento de peso, estão extremamente relacionados com a potencializarão da celulite. 
  • Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade. 
  •  Evite alimentos ou preparações muito processados, como pizzas, molhos gordurosos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.
  • Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão integral, batatas e frutas.
  •  Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;
  •  Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.
  •  Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.
  • Realize exercícios físicos diariamente.
  • Vá até um Nutricionista para este calcular um Plano Alimentar ideal ao seu objetivo e com isso dê adeus aos furinhos.
Lista-se alguns alimentos que colaboram para a diminuição das celulites, são eles:

ü  Folhas verde-escuras: Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

ü   OleaginosasNozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.

ü   Água de coco: A água de coco reduz as toxinas que dão origem à celulite. Além disso, equilibra o organismo e traz uma série de benefícios para a saúde como um todo.

ü   Maçã: Quando a maçã é ingerida, forma-se um “gel” que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.

ü   Salmão, sardinha e atum: Esses peixes são ricos em ômega 3 e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.

ü   Abacaxi: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite.

ü    Frutas vermelhas: Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina

ü    Chá verde: O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.




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Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141



terça-feira, 21 de março de 2017

Polenguinho, você come?


Já começo perguntando a você, só de olhar para esse produto Super Hiper Mega Ultra Processado, que pode ficar mais de 3 meses sem refrigeração e sem estragar... 🙄🤔Você acha mesmo que é um opção saudável? Que pode ser considerado um alimento? Espero que sua resposta seja NÃO!
🙏🏼
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💀Dentre seus ingredientes encontramos: NITRITO DE SÓDIO (um tipo de conservante que impede a alteração dos alimentos por microorganismos), ACIDO CÍTRICO (aumenta acidez e impede o escurecimento), ALTA QUANTIDADE DE GORDURA SATURADA, CORANTE, SAL REFINADO, POLIFOSFATO DE SÓDIO (estabilizante), ÁCIDO SORBICO (outro conservante, pesquisas comprovam, que pode causar alergias crônicas, tosse e dermatite) e não podia faltar O SÓDIO, que em 2 (DUAS) porções apresentam 16% da recomendação MÁXIMA diária!💀
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Muitas pessoas recorrem a esse produto por sua praticidade e por ter baixa caloria. 
📌Lembre-se sempre: Baixa caloria não é sinônimo de saudável! 
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Será que vale a pena ingerir tantos aditivos maléficos em um produto, só por conta da sua praticidade? 
👉🏼A nutri não indica nunnnnnnca! ☠️
👉🏼Minha recomendação é sempre escolher um tipo de queijo de sua preferência, pois existe uma infinidade de tipos no mercado (Minas, ricota, cottage...).🧀🧀
Muito mais saudável, mais gostoso e que também é super prático. ☺️
Só não vai deixar eles por meses fora da geladeira porque esses diferente do "falso queijo" estragam! 

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Aline Blanc é nutricionista e coach, especialista em nutrição clínica, esportiva e emagrecimento. Apaixonada pela nutrição e pela comida de verdade, passa longe dos modismos que rodeiam a nutrição atualmente. Acredita que a melhora na qualidade de vida e na estética corporal é conquistada através de uma alimentação saudável, simples, verdadeira, acessível e sustentável para qualquer pessoa. Conheça melhor seu trabalho nas suas redes sociais: www.facebook.com/alineblancnutri e @alineblancnutri no instagram

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quarta-feira, 15 de março de 2017

Já viu o rótulo? Biscoito água e sal


Biscoito de água e sal: mocinho ou vilão?
Muitas pessoas acham que esta seria uma opção muito saudável, substituindo muitas vezes aquele pãozinho por estes inocentes biscoitinhos água e sal.
Bom, ao fazermos a leitura do rótulo nutricional deste alimento veremos o que ele nos oferece:
Com a aparência de ser um alimento leve e de baixo teor calórico, o biscoito de água e sal pode enganar muita gente e até confundir os desavisados.
Em apenas uma porção, o que pode variar de cinco a seis biscoitinhos, existem aproximadamente 130 calorias, e detalhe, das chamada caloria vazia por que nutriente que é bom este não apresenta nenhum .
Esta mesma porção apresenta 20 gramas de carboidratos (valor altíssimo para um alimento que não apresenta vitaminas e minerais), 3 gramas de proteínas somente, 4 gramas de gorduras, 0.8 gramas de gordura saturada, 1.4 gramas de gordura trans (altamente prejudicial a saúde), 0,6 gramas de fibras e 299 miligramas de sódio (alta quantidade deste mineral, sendo que no dia podemos apenas consumir 2 gramas ao máximo).
Isso sem falar nos conservantes e aditivos que a indústria alimentícia adiciona nestes produtos afim de ter sua vida de prateleira prolongada. É só observar na validade deste produto. Cerca de dois anos 😮
Se você acha que está fazendo bom negócio substituindo o pão de sal por biscoito água e sal, você não está!
Procure consumir alimentos verdadeiros, aqueles que lhe oferecerão nutrientes importantíssimos a saúde! Diminua o consumo destes produtos industrializados. Procure por um NUTRICIONISTA para te ajudar!




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Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141



quinta-feira, 9 de março de 2017

Feliz ano novo!



Se você é mais um daqueles que acredita que o ano só começa depois do carnaval, sua hora chegou  ! Infelizmente esse é um pensamento muito comum entre nós, brasileiros; e isso faz com que alguns de nós percamos, praticamente todos os anos, dois meses (mais de 15% de um ano!). Dois meses que poderiam estar sendo dedicados também ao cuidado com a nossa saúde e não apenas com às festividades. Sim, eu disse também. Afinal de contas, não deve ser o objetivo de ninguém – ou quase ninguém – viver em função de exercícios, academia, dieta e afins. A sua vida é muito maior que isso!
Ao mesmo tempo, ao abrimos mão de cuidar destes pontos que citei acima, deixamos nossa saúde sem receber a devida atenção e ela acaba se tornando um “produto do meio”. Algo que não possuímos nenhum controle. Sinceramente, acredito que isso não seja o desejo de ninguém.
Assim sendo, ainda que já tenhamos perdido todo este tempo em 2017, temos boa parte do ano pela frente e a possibilidade de torná-lo o melhor de nossas vidas. Pelo menos no que diz respeito ao seu cuidado com você.
Te aconselho fortemente a amanhã, sexta-feira, experimentar um exercício físico completamente novo para você, a experimentar um prato novo, mais saudável (tem um monte de receita saudávelaqui). Faça isso e no sábado repita. Não espere pela segunda-feira, ela nunca chegará... Faça agora.
A possibilidade de ter novas experiências tende a tornar a rotina mais motivante e ajudará você a seguir por este caminho durante o ano inteiro.
Mais importante do que começar, é continuar repetindo bons hábitos. Ainda que repetir não signifique fazer exatamente igual.
Bons treinos.
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Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES. Siga @ramonluciano no instagram e no facebook.




terça-feira, 7 de março de 2017

Quantos ovos posso comer por dia?


🍳 De vilão para mocinho da história, muitas dúvidas vêm surgindo sobre o consumo dos ovos. Desde a quantidade até os benefícios e prejuízos de incluí-los na alimentação diária. Vamos clarear um pouco as ideias e pontuar algumas informações importantes 😉👇
🍳 A maior dúvida é sobre o COLESTEROL, preciso esclarecer que ele é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. O colesterol dos alimentos não influencia o colesterol do nosso sangue. Por volta de 80% do colesterol presente em nosso corpo é de produção própria. O prejudicial vem de alimentações desequilibradas, com excesso de farinha refinada, açúcar, gordura trans e também pobre em fibras e em ômega 3.
🍳 E o que eu faço com a GEMA? Muitas pessoas as descartam. Por favor, não façam mais isso! A gema é super rica em vitaminas A, E, D, K, ferro, ácido fólico, magnésio, minerais, compostos oxidantes, gorduras boas, colinas, ômega 3 em forma de DHA, luteína, entre outros nutrientes. Além disso, ela ainda possui em média 2,8g de proteína, é de fácil digestão e excelentes opções de lanches no pré e pós-treino.
🍳 Mas Nutri, qual é a quantidade ideal? Aí vem aquela resposta que sempre damos a muitas perguntas: DEPENDE DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS. É necessário avaliar cada caso, pois depende da quantidade de proteína e gordura que você poderá comer. Um ovo, incluído clara e gema, tem em média 6g de proteína e 5g de gordura. Então, vai depender da quantidade diária de ingestão de proteínas e gorduras que te é recomendada.
🍳 Os ovos são bastante indicados para ganho de massa muscular e também para o emagrecimento. São ótimas opções de lanches e café da manhã. E não podemos esquecer que é de fácil acesso e baixo custo. Mas para definir uma quantidade é necessário sempre respeitar a individualidade.

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