terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Frutas desidratadas podem ser vilãs?

Saudáveis? Sim. Amigas da sua dieta? Nem sempre. Parece mentira, mas algumas frutas podem se tornar vilãs da perda de peso, quando consumidas em excesso. 
            A vantagem da desidratação é a facilidade de armazenamento, prazo de validade mais extenso, praticidade de consumo, não adição de conservantes ou açúcares. Mas há um detalhezinho importante: o calor intenso pode ser capaz de danificar algumas propriedades das frutas, o que gera alterações na cor ou no sabor. Apesar de todas serem opções muito saudáveis, e com moderação poderem ser usadas, são extremamente calóricas. As frutas secas contém uma quantidade de calorias por grama do alimento muito alta, por terem pouca água, a maior parte é composta de carboidratos. Por exemplo: 100 g de damasco fornecem 48 kcal e 100g de damasco seco, 238 kcal. Ou seja, chega a ser 5 vezes mais calórica! Mas mesmo assim, é mais saudável você comer uma frutinha seca, ao invés de um doce bem elaborado.!
            Frutas com índice Glicêmico alto podem ser responsáveis pelas gorduras indesejadas, pois seu açúcar é rapidamente absorvido pelo sangue. Isso obriga o corpo a liberar insulina para equilibrar o organismo, e é o excesso dessa substância um dos responsáveis pelo estoque de gordura.
É preciso parcimônia na hora de devorar estas frutinhas! Utilizar sempre o BOM SENSO é a palavra chave para o sucesso na conquista de seu objetivo!



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Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141

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