quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Musculação x Crossfit


A prática regular de exercícios físicos há um bom tempo têm se mostrado como uma eficiente estratégia para a melhoria da saúde em vários aspectos; seja na prevenção e no tratamento de diversas doenças, seja na melhora de nossas capacidades funcionais ou mesmo alterando a nossa composição corporal e nos deixando mais magros e fortes (leia-se capacidade de “ter força”, não necessariamente ser musculoso).
Dentre esses exercícios, existem os que pertencem ao “treinamento de força”, que tem como características o aumento da força, da massa muscular, diminuição da massa gorda, aumento da resistência muscular, entre outras.  E neste grupo estão inseridas uma série de modalidades de exercícios que variam de acordo com o local de treino, a metodologia e os acessórios/implementos utilizados. Hoje vou falar sobre duas delas: a musculação e o Crossfit.
A musculação, hoje, já é uma prática bastante difundida em nossa cultura. Ela possui também muita (muita mesmo) fundamentação científica que a coloca como uma opção muito segura e eficaz. O Crossfit, por sua vez, é uma modalidade que é relativamente nova (o primeiro Box surgiu em 1995, porém a marca só começou a ser comercializada em 2003) e, portanto, ainda possui pouca comprovação científica em relação os seus benefícios. Ao mesmo tempo, apesar de não haver uma metodologia de prescrição muito bem definida, ela é embasada nas principais orientações para a prescrição de exercícios de força, que são: alta intensidade, variabilidade e funcionalidade. E quando treinamos desta maneira, as chances de termos bons resultados é maior. Por isso, sim, eu acredito que o Crossfit possa gerar bons resultados em seus praticantes.
Em resumo, a musculação é mais tradicional, possui mais comprovações científicas e atende à maioria dos públicos que precisam praticar algum exercício. Já o Crossfit é uma tendência atual que pode vir a ser muito motivante e competitiva, mas que ainda precisa de alguns ajustes quanto à metodologia (o que é absolutamente normal, por se tratar de uma modalidade tão recente).
Aqui no Vix Saudável nós temos uma infinidade de artigos, matérias e receitas para te ajudar a seguir fazendo boas escolhas. Fique a vontade e absorva o máximo de informações que puder, mas sempre converse com um profissional na hora de tomar as decisões.

Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui

Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.

Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES. Siga @ramonluciano no instagram e no facebook.


0 comentários:

Postar um comentário