terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Afinal figado de boi , é bom ou ruim?

O fígado de boi é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas, e recentemente foi classificado como um dos “super-alimentos”, recomendados para serem incluídos em nossa alimentação. O fígado de um animal novo é teoricamente mais saudável por ter acumulado menos toxinas como pesticidas, hormônios e antibióticos que podem estar presentes em maior quantidade no fígado de um animal mais velho; portanto é importante que se obtenha o fígado de um animal criado organicamente, reduzindo assim o risco da presença destes químicos indesejáveis. Na Europa, o fígado de boi é considerado uma iguaria, e o Fígado à Veneziana é um dos pratos mais famosos da culinária de Veneza.
O fígado bovino é um alimento nutritivo e rico em vitaminas, além de atuar como antioxidante.
Dentre os principais nutrientes presentes no fígado bovino encontram-se as vitaminas A, B3, B12, B5, B6 e C, ácido fólico, riboflavina, selênio, cobre, zinco e ferro. Apesar de apresentar grande grau de colesterol e gorduras saturadas, sua abundância em outros nutrientes o torna um dos alimentos mais saudáveis. O composto B12 presente no fígado pode reduzir processos inflamatórios como asma e artrite, além de ajudar o DNA na restauração celular. O cobre, um dos compostos que também está presente no fígado, auxilia na recuperação de tecidos atuando como antioxidante e, o selênio incorpora a porção ativa da glutationa peroxidase sendo importante na proteção ao câncer de cólon (CAMPOS, 2003 e MARTIN, 2014).
Os compostos vitamínicos contidos no fígado de boi são particularmente efetivos na redução do risco de câncer. A fumaça carcinogênica do cigarro induz à deficiência de vitamina A, que pode levar ao enfisema. No entanto, estudos recentes mostraram que se a dieta for rica em vitamina A, isto pode contra-atacar os efeitos da fumaça do cigarro, reduzindo assim o risco de enfisema; nem todos os fumantes são afetados por essa doença, mas pode ser que aqueles que consomem uma maior quantidade desta vitamina específica estejam mais protegidos contra ela.
O fígado é muito exigente sobre as condições de armazenamento e pode se deteriorar rapidamente em condições inadequadas. Para fazer isso, a peça selecionada deve ser cuidadosamente inspecionada.



Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.



Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141



0 comentários:

Postar um comentário