terça-feira, 22 de novembro de 2016

Falando de musculação: experiência é tudo! Ou não...


Quando falamos em musculação, a experiência prática tem uma importância muito grande. Através dela é possível ter grande conhecimento sobre o próprio corpo, técnicas de execução dos exercícios avançados, muita habilidade com halteres e máquinas, entre outros. E quando os professores de musculação têm a oportunidade de prescrever o treino para uma pessoa com tanta experiência, ele certamente busca explorar ao máximo todas essas capacidades. Porém, eventualmente, alguns praticantes de musculação cometem o erro de começar, por conta própria, a montar o seu planejamento de exercícios.

Isso, até certo ponto, é superinteressante, porque normalmente essas pessoas vão atrás de informação (normalmente internet) e adquirem certo conhecimento. E quanto mais conhecimento possuirmos, melhor. Mas preciso pontuar alguns problemas que ocorrem com essa auto-prescrição:

·         Fonte insegura. A internet é fundamental para a busca de informações para grande parte da população brasileira (e se você está tendo acesso a este texto é graças a ela). Mas, infelizmente nem tudo que está sendo compartilhado na rede é de origem segura, muito menos confiável. O que NOS torna vulneráveis à informações e notícias falsas a qualquer momento. Por isso, atenção: Muitas informações que são perpetuadas por aqui, não são VERDADES, não são SEGURAS, não são PARA VOCÊ!

·         Limitação de conhecimento. Existem sim, praticantes que sabem muito sobre musculação.  Mas na prática, saber muito não é o bastante. Saber muito ainda é perigoso quando se fala em saúde. Os professores estudam durante vários anos, décadas, treinam com regularidade e ainda assim, possuem dúvidas. Vou te contar uma coisa que talvez você não saiba: Ainda hoje, com todo o avanço da tecnologia e ciência, não possuímos todas as respostas para a musculação. Nem mesmo os maiores estudiosos da área possuem. Então, se décadas de envolvimento não são suficientes, quem dirá somente a experiência prática.

·         O que se sabe é muito complexo. Apesar de não possuirmos respostas para todas as perguntas, para tantas outras já temos uma série de evidências que nos dão suporte para uma prescrição segura. E mesmo com essas evidências, montar o “quebra-cabeça” de um treino é muito complexo e requer muito cuidado e atenção.

A mensagem que espero deixar com este artigo é que você pode e deve se informar sobre treino, alimentação, fatores motivacionais e outros conhecimentos que são muito importantes para o seu sucesso com os seus objetivos e desejos. Busque por informação e converse com o seu professor/personal. Com toda a certeza ele poderá passar uma série de outras informações preciosas e muito mais específicas para você. Afinal de contas: ele te conhece, a internet NÃO.

Aqui no Vix Saudável nós temos uma infinidade de artigos, matérias e receitas para te ajudar a seguir fazendo boas escolhas. Fique a vontade e absorva o máximo de informações que puder, mas sempre converse com um profissional na hora de tomar as decisões.


Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui

Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.

Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES. Siga @ramonluciano no instagram e no facebook.

0 comentários:

Postar um comentário