quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Anticoncepcionais x emagrecimento



Os Anticoncepcionais afetam o ganho da massa magra e a redução de gordura corporal em mulheres?
Desculpem desanimá-las, meninas, mas a resposta é SIM!

A grande maioria dos anticoncepcionais é uma fórmula sintética composta por  dois hormônios femininos: o estrógeno e a progesterona. Ambos atuam inibindo a ovulação e, consequentemente, evitando a gravidez.

Bom, até aí tudo bem... Porém, quando os anticoncepcionais chegam no fígado, eles são metabolizados estimulando a produção de SHBG que é uma proteína que se liga à testosterona diminuindo sua disponibilidade no organismo feminino, consequentemente reduzindo os níveis desse hormônio (testosterona).

A testosterona é um hormônio esteroidal anabólico, presente nas mulher em níveis 20 a 30 vezes inferior aos níveis encontrados nos homens. Portanto, naturalmente a mulher já possui uma maior dificuldade em ganhos musculares se comparadas aos homens.

A lógica é a seguinte: Quanto menos testosterona, menos libido, maior a facilidade de ganhar gordura corporal e dificuldade em reduzi-la, maior a dificuldade em ganhar massa muscular e facilidade em perde-la e, consequentemente, maior probabilidade de ter mais celulite e flacidez.

Não estou dizendo que as mulheres que fazem o uso não irão obter resultados positivos em relação ao ganho de massa muscular, redução de gordura corporal etc. Porém, se você mulher que faz o uso de anticoncepcionais e está apresentando alguma dessas dificuldades citadas a cima, pode estar havendo sim uma forte correlação com o uso de contraceptivos orais, mesmo treinando e fazendo dieta. Sugiro que converse com seu médico de confiança para que busquem alternativas melhores para atingir seu tão sonhado objetivo.

Quer receber todas as receitas e novidades do nosso site? Clique aqui para se cadastrar!

Para baixar nosso e-book grátis com dicas e receitas para a reeducação alimentar, clique aqui.

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.

Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.

Aline Blanc é nutricionista e coach, especialista em nutrição clínica, esportiva e emagrecimento. Apaixonada pela nutrição e pela comida de verdade, passa longe dos modismos que rodeiam a nutrição atualmente. Acredita que a melhora na qualidade de vida e na estética corporal é conquistada através de uma alimentação saudável, simples, verdadeira, acessível e sustentável para qualquer pessoa. Conheça melhor seu trabalho nas suas redes sociais: www.facebook.com/alineblancnutri e @alineblancnutri no instagram

2 comentários:

  1. Aline, realmente isso é um problema para nós mulheres, o anticoncepcional atinge muito nosso organismo. Eu busco sempre me alimentar bem e consultar blogs relacionados a saúde, como o http://www.valordeplanosdesaude.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O ideal é passar com um especialista,ele poderá orientar melhor sobre a decisão.
    https://www.plano-de-saude-saopaulo.com.br/

    ResponderExcluir