terça-feira, 1 de novembro de 2016

Álcool e emagrecimento combinam?






            Bom esta perguntinha é bem intrigante não é mesmo? Há muitos que pensam que somente atrapalhará na perda de peso se a bebida vier acompanhada dos petiscos. Mas será que o álcool combina com emagrecimento?

            Infelizmente, o álcool contém calorias. Com 7 calorias por grama, é aproximadamente 2 vezes mais calórico que proteínas e carboidratos (que têm 4 calorias por grama). Para se ter uma ideia, cada tulipa de chopp contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês! 

            Mas o que acontece quando ingerimos álcool?

O etanol vai para o estômago e para o intestino delgado através da boca e esôfago. Há uma enzima na parede do estômago, o álcool desidrogenase, que degrada uma quantidade do álcool. Quanto mais álcool degradado, menos vai para o sangue. A maior parte do álcool ingerido é absorvida pelo intestino delgado e vai diretamente para a corrente sanguínea. Apenas uma pequena proporção da quantidade de álcool absorvida é removida do corpo através da urina, suor e respiração. A maior parte do álcool continua a circular no sangue até que seja gradualmente processado pelo fígado.

            O etanol é uma caloria vazia e que não possui nutrientes para o corpo, por isso contribui para o aumento de peso, além de afetar o organismo e prejudicar na absorção dos nutrientes oriundos de outros alimentos. O organismo entende o álcool como tóxico e leva à excreção de outros nutrientes da dieta. Isso afeta o metabolismo e o crescimento de massa muscular, além de gerar desidratação e queda de desempenho.

            Mulheres fiquem atentas: o consumo de álcool para nós se torna ainda mais prejudicial. Nós possuímos em nosso organismo menos enzimas que degradam o etanol e também menos massa para processar o mesmo, isto favorecerá ao aumento de peso pelo consumo de caloria vazia.

             Um estudo realizado com 14 participantes tiveram amostras de seu sangue colhidas e fizeram ultrassons para que a quantidade de gordura no fígado de cada um fosse medida. Então, eles foram separados em dois grupos: um com 10 pessoas, que ficaram sem consumir uma gota sequer de álcool durante cinco semanas e outro com quatro, que continuaram a beber normalmente durante esse período.

Depois dessas cinco semanas, todos eles retornaram ao hospital e mais uma vez tiveram suas amostras de sangue colhidas e foram submetidos a exames de ultrassom para descobrir o que tinha acontecido com quem tinha deixado de beber.

O resultado foi que os participantes que ficaram sem álcool durante essas cinco semanas tiveram uma diminuição de 2% no peso corporal, de 5% da taxa de colesterol, de 16% do nível de glicose e 15% do teor de gordura no fígado.

Além disso, os sóbrios também aumentaram em 10% a qualidade de seu sono, ficaram 9,5% mais despertos, 18% mais concentrados e experimentaram uma melhoria de 17% no desempenho de seu trabalho.


Segue abaixo uma tabela com as calorias relativas a cada bebida:



Bebida
Calorias
Cerveja - lata 355 ml
150 cal
Chopp - tulipa 300 ml
130 cal
Cerveja light ou sem álcool 300 ml
75 cal
Caipirinha com açúcar 100 ml
250 cal
Caipirinha com adoçante 100 ml
170 cal
Cachaça 100 ml
230 cal
Batida c/ leite condensado 200 ml
350 cal
Champanhe – taça 125 ml
80 cal
Cuba libre c/ coca light
80 cal
Licor 30 ml
110 cal
Orloff Ice 290 ml
190 cal
Saquê 100 ml
130 cal
Uísque 50 ml
120 cal
Vinho tinto/branco doce 150 ml
210 cal
Vinho tinto/branco seco 150 ml
130 cal
Vodka 50 ml
120 cal



            No mais, se ainda estas informações não fizeram que você mudasse de ideia. Veja as seguintes orientações para que você possa incluir a bebida alcoólica:

·         Se você deseja incluir bebidas alcoólicas na dieta, é necessário planejar com antecedência esse consumo, do mesmo modo que se faz com os alimentos. Isto significa limitar seu consumo e assegurar que o álcool não fará com que suas restrições alimentares sejam inúteis.

·         Intercalar: tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida.

·         Coloque em sua bebida pedras de gelo. Isto garantirá pelo menos uma mínima hidratação corpórea.

·         Tenha limites quanto a ingestão de álcool. Lembre-se, o álcool que acaba com nossa vida e não ao contrário!

·         Prefira alimentos com baixo teor de gordura e carboidrato quando for petiscar. Prefira os alimentos mais proteicos.





Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.



Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141

0 comentários:

Postar um comentário