quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Agachamento tradicional x frontal, qual o melhor?


O #Agachamento é um exercício que ativa os maiores e mais poderosos músculos do corpo, muito utilizado por praticantes de musculação.

Desde a comprovação de seus efeitos, inúmeras variações vêm sendo desenvolvidas e testadas, especificamente, duas formas de agachamento vem sendo mais estudadas, sendo eles o agachamento tradicional (com a barra por trás) e o agachamento frontal. Embora ambos trabalhem de forma eficaz as #costas, #pernas e #glúteo, existem variações na técnica e envolvimento muscular, além de promoverem diferentes ativações.

Gullett e colaboradores (2009) selecionaram 15 indivíduos saudáveis e treinados e analisaram os efeitos do agachamento tradicional e frontal, comparando suas ativações através de eletromiografia (EMG) de superfície.

Inicialmente, foram realizadas duas séries de 3 repetições, sendo uma a 70% de 1RM (repetição máxima) e posteriormente, os sujeitos do agachamento tradicional chegaram a cerca de 90% de 1RM e os sujeitos do agachamento frontal atingiram 70% de 1RM.

Em relação aos níveis de ativação muscular foi constatado que ambos são semelhantes, mas deve ser considerado que no agachamento frontal, é utilizada menor carga. Foi constatado também que o agachamento tradicional gerou maior compressão no joelho comparado ao frontal.

Os resultados mostram que o agachamento frontal pode ser vantajoso para as pessoas que tem problemas no #joelho. O mesmo também é sugerido para pessoas com problemas que limitam a amplitude de movimento dos ombros!!!



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Personal Trainer e Mestrando em Bioquímica do Exercício
Apaixonado em endorfina e transformar corpos!
@taynanluchi


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