quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Quer viver mais? Faça musculação!




A maioria dos praticantes de musculação (treino resistido – TR) visam apenas parâmetros estéticos, mas se olharmos a fundo, esses resultados vão muito além e tem grande contribuição para nossa saúde.

A cada 10 anos, adultos inativos podem perder de 3 a 8% da sua massa muscular, junto disso vem o aumento no % de gordura, além da redução da taxa metabólica (Frontera, 2000). Em relação à força, a cada década perde-se em média 15%.  Após os 70 anos, essa taxa sobe para 30% (Feigenbaum, 1999).

Estudos mostram que a musculação ajuda a reverter a perda de massa muscular (Westcott, 2009).  Ajuda no aumento da taxa metabólica (Hackney 2008) em até 7% com treinos 3 vezes por semana. Auxilia na perda de gordura e diminui os fatores da síndrome metabólica (Strasser 2010). Em relação à diabetes tipo 2, melhora a sensibilidade à insulina e controla a glicemia (Fleck, 2011). Quanto à saúde cardiovascular, (Strasser e Schobersberger, 2011) concluíram que a musculação é tão eficiente quanto o aeróbio em relação ao efeito cardioprotetor. Também foi encontrada melhora no perfil lipídico sanguíneo, reduzindo o LDL e aumentando o HDL (ACSM, 2009). A musculação também auxilia no aumento da densidade mineral óssea (Wolfe, 1999), melhora a saúde mental, na redução da fadiga, ansiedade e depressão (O’Connor, 2010) e alivia a síndrome da dor nas costas (Hides, 1996).

Os resultados também se estendem quando se referem à performance, mas isso pode ser debatido em outro post. Portanto, é necessário analisar os treinos de musculação para muito além dos ganhos de massa/força, pois os benefícios são variados e a mesma é remédio para muitas síndromes e doenças. Se cuide, sua vida é valiosa.

#TaynanLuchiPersonal #Consultoria




Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver mais sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver mais sobre receitas fit, clique aqui. 

Personal Trainer e Mestrando em Bioquímica do Exercício
Apaixonado em endorfina e transformar corpos!
@taynanluchi



Um comentário:

  1. Ótimas dicas! Realmente é muito importante cuidar da nossa saúde. Pesquisei recentemente sobre esse tema e encontrei esse blog, ele salvou minha vida: http://www.valordeplanosdesaude.com.br/noticias-de-saude/

    ResponderExcluir