segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Kefir - você sabe quais são seus benefícios?



Nutri ouço tanto ultimamente a respeito do kefir, mas não sei para que este serve e seus benefícios...

Calma a Nutri aqui explicará sobre o kefir para vocês!

O que seria este tal de KEFIR?

            Bom, trata-se de um leite fermentado na presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras. 
Podemos dizer que o kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, e também um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e micro-organismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças.
De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia, o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer. As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina.

Versões sem leite de kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco e outros líquidos doces. Estes não têm o mesmo perfil de nutrientes como kefir à base de produtos lácteos.

Os alimentos probióticos trazem uma infinidade de benefícios para nossa saúde e o kefir é considerado como um dos mais saudáveis. 
Algumas destas propriedades são:



Propriedades antibacterianas potentes

Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose

Proteção contra o câncer

Os Probióticos podem ajudar em vários problemas digestivos

Melhora dos sintomas de alergia e asma



Já existem muitas evidências de que o kefir também auxilia qualquer tipo de problema digestivo. Assim como a síndrome do intestino irritável, infecção por H. pylori, entre outros.



Onde comprar kefir?



No Brasil existe uma espécie de doação de kefir. Isso acontece porque o kefir se multiplica rapidamente e com isso, as pessoas tem que doá-los.

Procure por grupos ou páginas no facebook que tem gente doando kefir ou em sites/blogs. 

Quer saber como fazer?

Acompanhe esta receitinha:



1- Primeiramente você tem que conseguir os grãozinhos de kefir. 
Coloque em um pote de vidro ou plástico. É muito importante que os utensílios de cozinha usados não sejam de metal nem alumínio, pois danificariam suas propriedades.
2-Agora, acrescente o leite (é importante que esteja à temperatura ambiente). Pode ser integral, semidesnatado ou de soja, como preferir. Eu coloquei 1 colher de madeira (menor) cheia, equivalente a col de sopa em 500 ml de leite.
3-Quando tiver adicionado o leite, deverá tampar o pote com um pano limpo e não com a sua respectiva tampa. Por que um pano? Porque a tampa não deixa passar nada de ar e azeda ainda mais o kefir de leite.

Guarde em um lugar escuro e deixe repousar durante 24 horas. Não guarde na geladeira, pois o processo de fermentação não se produz no frio
4-Depois de 24 horas, pegue o pote e coe o leite. Lembre-se que a peneira não pode ser metálica. Com a ajuda de uma espátula (de plástico ou similar), remova o kefir para poder peneirar bem e extrair todo o líquido.

O líquido extraído é o kefir de leite, portanto deverá colocá-lo em outro pote de vidro.
Mas nutri e os grãozinhos que sobraram o que faço? Você pode doar ou então fazer receitinhas! Ou até mesmo congelá-lo em um potinho de plástico por 6 meses
.

Para ver os vídeos da nutri, clique aqui!


Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.



Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141

0 comentários:

Postar um comentário