segunda-feira, 12 de setembro de 2016

#Vixreceitas Pão de trigo sarraceno sem glúten sem lactose

A receita de hoje é uma adaptação da receita de pão de milho da Susan, do Amor pela Comida!



Apesar do nome, o trigo sarraceno é bem diferente do trigo tradicional e não contém glúten. Além disso, contém proteínas, carboidratos, fibras solúveis, vitaminas do complexo B e minerais. Possui também antioxidantes. A presença de fibras e desses antioxidantes faz com que o trigo sarraceno auxilie na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Vamos a receita!

Ingredientes

- 3 ovos
- 3/4 xícara de leite de coco
- 1/4 xícara de azeite
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara
- 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 xícara de farinha de trigo sarraceno
- 1/2 xícara de farelo de aveia
- 2/3 xícara de amaranto em flocos
- 2 colheres de sopa de chia
- 1 colher de chá de goma xantana
- 1 pacotinho de 10g de fermento biológico instantâneo

Como fazer

Bata no liquidificador os ovos, o leite, o azeite, o açúcar e o sal. Adicione a farinha de trigo sarraceno e o amaranto e bata novamente. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a chia, o farelo de aveia, o fermento e, por último, a goma xantana (por último porque ela deixa a massa grudenta e difícil de misturar). Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com a farinha de trigo sarraceno e deixe em um local aquecido até ela dobrar de tamanho (eu coloco no forno com uma vasilha de água quente dentro, criando uma "estufa").



Após dobrar de tamanho, retire do forno e pré-aqueça o forno a 200 graus por 20 minutos. Asse por 30 minutos ou até dourar (faça o teste do palito). Espere esfriar completamente antes de retirar da forma e fatiar.

Duração: 3 dias. Pode congelar as fatias que achar que vão sobrar.

DICA: Para deixar suas receitas saudáveis ainda mais saborosas, aprenda a utilizar temperos naturais e como combiná-los de forma a deixar sua comida mais deliciosa sem deixar de ser saudável. O guia de temperos foi criado pela nossa colunista Chef Susan Martha. Saiba mais sobre o guia de temperos aqui.

A Susan também desenvolveu um guia de reeducação alimentar com mais de 90 páginas com receitas simples, saborosas e calculadas para caber no seu orçamento. Saiba mais aqui. 

Se testar a receita, não se esqueça de usar as hashtags #amorpelacomida e #vixreceitas
Veja a receita original do pão de milho aqui.


Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.


Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver mais sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver mais sobre procedimentos estéticos, clique aqui.
Para ver mais sobre receitas fit, clique aqui.
Eu sou a Chef Susan Martha e tenho muito amor pela comida. Meu amor pela comida é tão, tão forte que fiz faculdade de Gastronomia justamente por isso. Lá, aprendi técnicas clássicas, que serviram como fermento para aumentar minhas habilidades de surpreender na cozinha e fazer minha criatividade borbulhar. Hoje, aplico técnicas de Gastronomia Funcional em pratos do dia a dia e desenvolvo substituições de ingredientes para tornar as receitas mais saudáveis. É assim que mantenho o equilíbrio da minha alma gorda.

0 comentários:

Postar um comentário