quinta-feira, 8 de setembro de 2016

2 verdades que você ainda não acredita sobre exerícios físicos e emagrecimento



Talvez você já tenha percebido que nos últimos tempos algumas orientações mudaram em relação aos exercícios físicos. Algumas coisas que sempre foram tidas como “regras” têm começado a ser questionadas, e mais, caído por terra!

Mas o que será que está acontecendo? Os professores de Educação Física ficaram todos doidos? Estão inventando moda? Na realidade todas essas mudanças são reflexos da evolução na ciência do treinamento. Nos últimos 5 anos a produção acadêmica em educação física foi maior do que todo o restante da sua história. Por isso tantas novidades, por isso tantas mudanças!!

Ao mesmo tempo, é necessário um mínimo de senso crítico – ou um profissional de confiança. Simultaneamente a todo esse progresso, surgem algumas pessoas pouco fundamentadas e/ou má intencionadas que podem não estar trazendo até você informações tão valiosas.

Mas vamos voltar a falar de exercício físico, afinal, este é o meu papel aqui.

Dentre todas as “novidades” que “surgiram” nos últimos anos, DUAS têm sido amplamente questionadas pela grande massa e literalmente atacadas pelos mais fervorosos. Vou fazer um breve comentário sobre cada uma delas e espero poder clarear um pouco mais as coisas para você.

1-      MUSCULAÇÃO EMAGRECE. E emagrece muito, não tenha dúvidas em relação a isso. E ela é tão eficiente por alguns motivos: aumento da massa magra, redução da massa gorda, aumento da taxa metabólica basal, altas demandas energéticas para reconstrução tecidual, entre outros.

Mas será realmente eficiente apenas se você souber usá-la ao seu favor. Não adianta “pegar leve” e querer resultados excelentes, não adianta não ter uma rotina regular de treinos e querer mudar o seu corpo, não adianta passar a maior parte do tempo no celular do que se concentrando e realmente descansando durante o treino. Tudo isso é muito importante para conseguir o tão sonhado resultado. O seu corpo dos sonhos! Por isso, vou te dar um conselho: experimente levar a musculação mais a sério, e sinta na pele as coisas mudando na sua vida. Treine com intensidade, controle o tempo de descanso entre as séries, isto é fundamental para a resposta do seu corpo!

2-      EXERCÍCIO AERÓBICO NÃO É A MELHOR OPÇÃO PARA EMAGRECER.  Essa afirmação chega a doer nos ouvidos e olhos de alguns, mas também é verdade. Isso por que simultaneamente a diminuição da gordura, ocorre à diminuição da massa magra. Além disso, depois de um determinado período, passamos a liberar muito cortisol – o cortisol é o “hormônio do estresse”, e é altamente CATABÓLICO!  Ao contrário, exercícios mais curtos, porém com a intensidade mais alta, tendem a não causar estes efeitos e ainda gerarem um consumo energético aumentado por um período muito maior.

Assim, os treinos mais eficientes, de uma maneira geral, têm caminhado para exercícios mais intensos e com curta duração. O que é excelente, já que uma das nossas maiores desculpas é a falta de tempo para cuidar da saúde.

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Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES. Siga @ramonluciano no instagram e no facebook.

Um comentário:

  1. Eu realmente vi mudanças com a musculação, nunca mais vou parar!
    Adorei o texto :*

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