terça-feira, 16 de agosto de 2016

Suplementação com proteínas, qual a melhor hora?



Estudos recentes mostram que a suplementação proteica contribui para maior incorporação de aminoácidos no músculo após o treino de força, aumentando a síntese proteica e, por conseguinte, a hipertrofia muscular, entretanto, qual o melhor horário para fazer o uso dessa suplementação?
Levenhagen e col. (2001) comparou dois grupos com uso de proteínas imediatamente após o treino ou 3 horas após o mesmo e a suplementação imediatamente após o treino se mostrou mais eficaz.
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No estudo de Esmark e col. (2001) um grupo fez o uso de proteínas imediatamente após o treino, outro, 2 horas após. Ao final, o grupo que suplementou imediatamente após o exercício mostrou um ganho mais expressivo de massa muscular, com aumento no diâmetro das fibras musculares.
Curiosamente, outro estudo, de Tipton e col. (2001) demonstrou que o uso de proteínas imediatamente antes do treino provocou maior síntese proteica quando comparado ao uso imediatamente após o treino, provavelmente devido o aporte de aminoácidos aos músculos.
A existência de um período ótimo para a suplementação proteica é uma questão curiosa, mas viável! Podemos realizar a suplementação nos momentos que cercam a sessão de treinamento, sendo imediatamente antes ou após a sessão, assim, promovemos maior estímulo na síntese proteica, possibilitando maior ganho de massa muscular.

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Personal Trainer e Mestrando em Bioquímica do Exercício
Apaixonado em endorfina e transformar corpos!
@taynanluchi

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