segunda-feira, 25 de julho de 2016

Efeito Platô: O que estou fazendo de errado?


Você já percebeu que após alguns meses em um programa para emagrecimento a velocidade dos resultados fica menor até estagnar de vez? É o chamado e temível efeito platô. Para algumas pessoas ele é o responsável pela estagnação na perda de peso, ou seja, o vilão da dieta e da batalha contra os quilinhos extras.
O efeito platô é uma reação de adaptação do nosso organismo à dieta e ao estilo de vida, fazendo com que o indivíduo “estacione” o processo de emagrecimento, ou seja, paramos de perder peso. Isso ocorre porque nosso corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o nosso metabolismo. Já falamos sobre isso aqui.
Mas por que isso acontece?
Um dos possíveis motivos desse platô pode ser pela restrição de calorias excessiva. É preciso comer na quantidade certa para que isso ocorra de forma saudável e duradoura, ou seja, até que você conquiste o peso que deseja.
A realização excessiva de exercícios físicos, o consumo limitado de líquidos e longos períodos em jejum são prováveis causas também para o surgimento do efeito platô.  
Quer receber todas as receitas e novidades do nosso site? Clique aqui para se cadastrar!

Apesar dos riscos, as dietas da moda continuam a encantar muitas pessoas graças às promessas milagrosas de perda de peso, criando uma legião de pessoas insatisfeitas, com várias histórias de efeito sanfona e incapacidade de continuar a perder peso. Após tantas tentativas de emagrecer seguindo orientações equivocadas, a resposta do corpo, mesmo com atividade física e dieta balanceada, é menor e a orientação mais eficiente nesses casos é a paciência. É como se corpo estivesse se protegendo da desnutrição. Além disso, sempre que se promove um rápido emagrecimento, a composição do peso perdido é, em sua maioria, massa muscular e água. 
Para não entrar no efeito platô, a dieta precisa estar regularmente sendo recalculada quantitativamente e qualitativamente por um Nutricionista. As metas precisam ser revistas e novas estratégias formuladas! Cuide de sua saúde. Você conseguirá alcançar o seu objetivo!
Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.



Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141



Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, pesquiso sempre sobre saúde! Recentemente encontrei o blog: http://www.valordeplanosdesaude.com.br/

    ResponderExcluir