segunda-feira, 11 de julho de 2016

Abacate: vilão ou mocinho afinal?!

 
Durante um bom tempo o abacate, as castanhas e o coco foram vilões de muitas dietas por serem frutas com alto teor de gordura. Mas será que realmente elas fazem mal a nossa saúde? Hoje abordaremos um pouco mais sobre o abacate. Afinal ele é vilão ou mocinho da dieta?

O abacate sempre foi visto como um vilão por ser altamente calórico e gorduroso. Com o passar dos anos e com muitos estudos científicos, pesquisadores descobriram que apesar de ser uma fruta com alto teor de gordura, este possui compostos e características que proporcionam benefícios à saúde dos indivíduos. Cada 100g da fruta contém de 170 a 180 calorias, 85% delas proveniente da gordura.

O abacate também é fonte de muitos nutrientes, dentre eles entre eles a vitamina A, E, glutationa, beta-sitosterol, minerais, e é uma ótima fonte se ômega 9; destacam-se também as fibras e vitaminas.

Pesquisas mostram que o consumo de dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (ácido oléico), em substituição a gorduras saturadas, exerce seletivos efeitos fisiológicos sobre humanos. Este tipo de gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol total, LDL colesterol (mau colesterol) e triacilgliceróis além de aumentar os níveis de HDL colesterol (bom colesterol).

Um estudo analisado por Lottenberg (2002) mostrou que o abacate é uma das frutas que mais se destaca pela sua qualidade nutricional. É rico em ácido oléico e b-sitosterol, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias.

Mais um dos inúmeros de benefícios dessa fruta é agir como anti-inflamatório natural e antienvelhecimento e reduzir os níveis de glicose no sangue diminuindo o estresse.

Se consumido na dosagem certa, próximo ao período noturno, o abacate estimula a produção do GH, o hormônio do crescimento, que nos adultos participa da formação dos músculos e faz o organismo usar a gordurinha estocada como fonte de energia. 

Com tantos benefícios à saúde fica difícil continuar considerando o abacate como um vilão!!!!!!!!!!



Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.

Nutricionista Isabela Faria Campos    
CRN-ES 13101141
Sócia e Proprietária da Clínica Espaço Nutrir. Graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva. Mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista voluntária na Associação Crescer Com Viver. CRN.ES-13101141




0 comentários:

Postar um comentário