terça-feira, 28 de junho de 2016

Comer de 3 em 3 horas emagrece: MITO


Sabe aquela afirmação que de tanto a gente ouvir, acaba virando verdade?
Quantas vezes você já ouviu que precisa comer de 3 em 3 horas porque acelera o metabolismo?

E se eu te contar que isso é um grande mito?
É isso mesmo que você leu. 

Comer de 3 em 3 horas é apenas uma das inúmeras estratégias utilizadas na nutrição para que as pessoas não passem grandes períodos em jejum de forma que acabem comendo demais na próxima refeição. Dá certo em boa parte dos casos e por isso acabou virando verdade. Mas o fato é que essa estratégia não funciona para pessoas compulsivas, por exemplo. Muitas vezes as refeições ficam tão fracionadas e pequenas que a pessoa está sempre com fome e sempre contando os minutos para chegar a hora do lanche. Ninguém consegue passar uma vida assim e a dieta acaba indo pro espaço (se reconheceu nesta situação?).

Uma das maiores justificativas utilizadas para uma pessoa ter que se alimentar de 3 em 3 horas é que isso acelera o metabolismo. 
Não há estudos que comprovem este fato. Muito pelo contrário. Um estudo recente mostrou que 3 refeições com alto conteúdo proteico provocaram mais saciedade do que seis refeições mais fracionadas do mesmo conteúdo.

Outro ponto citado pelos defensores da alimentação de 3 em 3 horas é que ficar muito tempo sem comer consome a massa magra. Isso é verdade. Porém, "muito tempo" neste caso é de 16 a 28 horas sem comer após o fim dos estoques de glicogênio. Ou seja, utilizar esta justificativa para uma alimentação de 3 em 3 horas não faz o menor sentido.

Então, qual a recomendação?
O intervalo entre as refeições varia muito de pessoa para pessoa. O que nós queremos deixar claro é que comer de 3 em 3 horas é uma estratégia, não algo obrigatório e essencial ao seu emagrecimento. Portanto, se você coloca despertador pra tocar na hora do lanche e se obriga a comer sem querer, ou come um micro lanche porque não pode comer mais já que são muitos lanches por dia, você já pode parar.

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.

Para baixar nosso e-book grátis com dicas e receitas para a reeducação alimentar, clique aqui.















Meu nome é Maísa Pimenta, tenho 31 anos, casada. Sou engenheira de produção e um belo dia não entrei na minha calça 44. Decidida a não aumentar mais um número voltei ao manequim 38 com a ajuda de profissionais muito competentes. Apaixonada pelo novo estilo de vida decidi criar esta plataforma para ajudar quem queira seguir o mesmo caminho. 



0 comentários:

Postar um comentário