segunda-feira, 13 de junho de 2016

Batata doce tem baixo índice glicêmico?

A batata doce se tornou a queridinha do mundo da dieta e dos amantes da academia por ser um carboidrato complexo, que é uma opção melhor para quem quer emagrecer ou ganhar massa magra e por ter um baixo índice glicêmico. Já falamos o que é índice glicêmico aqui. 

Mas pra quem não leu, resumidamente índice glicêmico quer dizer que os carboidratos podem ser absorvidos rapidamente ou lentamente e essa velocidade está diretamente relacionada com a concentração de glicose e insulina no sangue. De uma maneira geral, quanto mais rápido o carboidrato é absorvido, maior o pico de insulina que aumenta o risco de doenças como diabetes tipo II e doenças cardíacas, além do aumento do acúmulo de gordura.

Baseado nisso, carboidratos de alto índice glicêmico devem ser evitados e devemos dar preferência aos carboidratos de médio ou baixo índice glicêmico. E é aí que entra a pegadinha!

Um estudo publicado em 2006 no British Journal of Nutrition avaliou o impacto da forma de preparo de alguns alimentos em seu índice glicêmico e os resultados mostraram que o índice glicêmico da batata doce varia de acordo com a forma que você a prepara!!!

A batata doce cozida apresentou um IG de 46 (baixo), enquanto a frita e assada apresentaram um IG de 76 e 94, respectivamente, todos os dois considerados altos!
E pasmem, sabe o chips de batata doce? Tem IG maior que o açúcar refinado!!!

Portanto, a batata doce é um excelente e saudável alimento? SIM.
A batata doce tem baixo índice glicêmico? DEPENDE.

*Texto adaptado do IG @fischerbruno

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, 
clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, 
clique aqui.


Meu nome é Maísa Pimenta, tenho 31 anos, casada. Sou engenheira de produção e um belo dia não entrei na minha calça 44. Decidida a não aumentar mais um número voltei ao manequim 38 com a ajuda de profissionais muito competentes. Apaixonada pelo novo estilo de vida decidi criar esta plataforma para ajudar quem queira seguir o mesmo caminho. 











Para baixar nosso e-book grátis com dicas de sucesso para a reeducação alimentar, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário