segunda-feira, 30 de maio de 2016

Suplementação: Arginina – o que é e pra que serve?

A arginina é um aminoácido básico. Ou seja, quando consumimos proteínas, elas são quebradas e transformadas em arginina possibilitando sua absorção e utilização.


PRA QUE SERVE SUA SUPLEMENTAÇÃO?

A suplementação oral de arginina atua como substrato para a síntese de óxido nítrico (NO), que possui o efeito de aumentar a vasodilatação em pessoas saudáveis (leva mais sangue e oxigênio aos tecidos e órgãos). Além disso, estudos tem demonstrado que a suplementação oral de arginina pode melhorar a vasodilatação induzida pelo exercício em pessoas com doenças cardiopulmonares.

Um estudo feito por Nascimento et al., (2014) examinou o efeito de curto prazo na suplementação de L-Arginina e exercícios de resistência sobre o perfil lipídico e proteínas inflamatórias sanguíneas (proteínas ligadas a doenças como diabetes, obesidade etc) em homens com excesso de peso. Nesse estudo, foram selecionados sete homens com média de 46 ± 5 anos, peso corporal de 93,1 ± 12,0 Kg e IMC 31,7 ± 3 kg/m2 e eles foram divididos em grupos com 6 g/dia de arginina por 7 dias e grupos sem suplementação.

Em conclusão, eles viram que a suplementação de L-Arginina em curto prazo combinada com exercício de resistência, induzia uma redução nos níveis de LDL-Colesterol. Além disso, observou-se que o exercício de resistência, provavelmente promove efeitos protetores, reduzindo os níveis de proteínas inflamatórias.

Pesquisas demonstram também que a arginina é eficaz para reduzir sintomas de ansiedade.

PAPEL NOS MÚSCULOS E NO EMAGRECIMENTO

A arginina tem importante atuação na síntese proteica no organismo, além de agir na perda de gordura, já que seu armazenamento torna-se limitado.

A l-arginina ainda funciona como intermediária da síntese do fosfato e da creatina, importantes agentes na explosão de força durante os treinos, ajudando também na recuperação dos músculos após o período de atividade, fornecendo um maior fluxo sanguíneo para as regiões que foram mais tensionadas.

Além disso, essa suplementação ainda auxilia na estimulação de hormônios de crescimento (GH) responsável pelo estímulo ao aumento de massa magra.

Para concluir, pode-se dizer que a arginina aumenta a capacidade de realização dos exercícios e a produção de proteínas.


Obs: Ao tomar o seu suplemento, sempre procure um profissional capacitado. Tire suas dúvidas com ele. Não inicie a suplementação sem saber se você deve ingeri-la ou não. 

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Larissa Scarparo Rocha é nutricionista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pós graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e mestranda em Nutrição e Saúde pela UFES. Também é sócia e proprietária da empresa Espaço Nutrir em Guarapari/ES.






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