sexta-feira, 6 de maio de 2016

Perder peso é diferente de emagrecer!

 
A perda de peso está relacionada a diminuição da massa corporal total (gordura, músculos, órgãos, água e ossos). Então, uma pessoa pode ver o peso diminuir na balança sem estar de fato emagrecendo, pois quando pesamos, pesamos o corpo inteiro. Podemos ter perdido água, músculos (massa magra), assim o peso na balança diminui, mas não estamos emagrecendo de verdade. Isto é o que acontece, por exemplo, na dieta da proteína. Já falamos dela aqui.
 
Já o emagrecimento está relacionado apenas com a redução de gordura corporal. Neste caso, pode se perder medidas, sentir as roupas ficarem mais largas e ainda assim o peso na balança continuar o mesmo. Por exemplo, se a pessoa faz musculação e está ganhando massa magra ao mesmo tempo que perde gordura, a balança pode mostrar o mesmo número, mas ela está emagrecendo!
 
O mais saudável é emagrecer, uma vez que a quantidade de gordura em excesso trás vários riscos de problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto) e problemas cardiovasculares. Porém, a gordura em quantidade ideal é importante, pois ajuda a proteger os órgãos.
 
Para saber se você está emagrecendo, repare nas medidas, se as roupas estão ficando largas. E se puder, faça a medição periódica do % de gordura corporal com um profissional de nutrição ou educação física. Já falamos aqui sobre o % de gordura.
 
Colocar plástico na barriga, correr de roupa de frio em um calor de 40 graus, fazer dieta da proteína, dukan, são somente formas de perder massa magra e desidratar. Isso prejudica o emagrecimento! Números na balança não são o melhor método para medir seu emagrecimento. Não busque milagres, reeducação alimentar e exercício físico são o caminho.
 
Na dúvida, procure um nutricionista!
 
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.
 
Aline Blanc é nutricionista e coach, especialista em nutrição clínica, esportiva e emagrecimento. Apaixonada pela nutrição e pela comida de verdade, passa longe dos modismos que rodeiam a nutrição atualmente. Acredita que a melhora na qualidade de vida e na estética corporal é conquistada através de uma alimentação saudável, simples, verdadeira, acessível e sustentável para qualquer pessoa. Conheça melhor seu trabalho nas suas redes sociais: www.facebook.com/alineblancnutri e @alineblancnutri no instagram.
 
 
 
 
 
 
Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e receitas em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui: http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário