terça-feira, 24 de maio de 2016

Exercícios para gestantes, devem ou não praticar?


Há quem acredite que as grávidas devem apenas descansar e se alimentar bem para manter a saúde, mas quem pensa assim está muito enganado. 

As futuras mamães podem (e devem!) praticar exercícios, mas precisam buscar orientações profissionais e indicações de seus médicos para não terem problemas com a atividade escolhida, aumentando assim a disposição e o bem-estar

Exercitar-se é um ótimo recurso para manter o peso, prevenir dores e também doenças. A atividade física diminui dores na Lombar, previne e controla a diabetes e a hipertensão gestacionalPraticar exercícios melhora a disposição e a aptidão física, previne os inchaços, melhora a depressão pós-parto e aumenta a autoestima, uma vez que mulheres ativas tendem a voltar à boa forma em pouco tempo. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e pela Arizona University (EUA) com 84 grávidas comprovou que os exercícios durante a gestação afetam diretamente os bebês. Metade dessas mulheres teve de andar de bicicleta cinco vezes por semana, por 40 minutos, e apresentou melhores resultados de saúde do que as demais.
Descobriu-se que mães com SOBREPESO tendem a ter filhos maiores e propensos a ter mais doenças. Mães saudáveis consequentemente têm bebês saudáveis. Algumas pesquisas relatam uma menor probabilidade de obesidade no futuro desta criança, pois ela está ativa também na barriga da mãe.

Nos primeiros seis meses de gravidez, há maior possibilidade da gestante ganhar peso. Por essa razão, nesse período são recomendadas atividades aeróbicas, mas sempre controlando a intensidade e a duração. 

Já no último trimestre, quando ocorrem mudanças posturais, devido ao aumento da barriga, são necessários exercícios de fortalecimento do CORE e alongamentos específicos. Além de preparar a musculatura, essas atividades podem aliviar as dores e ajudar a manter a postura. É importante ressaltar que uma gestante ativa e com a musculatura bem trabalhada consegue ter mais resistência na hora das contrações e maiores condições cardiovasculares e musculares para esforços.

INTENSIDADE DOS EXERCÍCIOS


O tempo de duração das atividades pode variar: de 30 a 45 minutos, de duas a três vezes por semana para gestantes sedentárias e de 45 minutos até 1 hora, de três a cinco vezes por semana para mamães ativas

Atividades intensas, de alto impacto ou que ofereçam risco de queda, como corridas, spinning, jump, lutas e ciclismo devem ser evitadas. A intensidade do exercício deve ser de leve moderada e a frequência cardíaca, controlada. 

Para além da atividade física, as grávidas devem se alimentar de forma equilibrada em todos os períodos da gestação.

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Felipe Toscano Destefani, personal trainer, formado pela UFES. Atua nesse mercado há 15 anos. Especialização (Latu Senso) em treinamento desportivo e treinamento funcional.

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