segunda-feira, 2 de maio de 2016

Alimentação rica em proteína x Sono e a influência no seu emagrecimento


O sono é essencial para a saúde. Os índices de sono, incluindo a duração e a qualidade, estão relacionados com a obesidade, a diabetes tipo 2, doença cardiovascular, hipertensão e piora do metabolismo lipídico. Já falamos da relação do sono x emagrecimento aqui.

Estudos transversais têm demonstrado que a ingestão de proteína na dieta foi associada com a duração, qualidade e padrões de sono. A Ingestão habitual de proteína foi positivamente correlacionada com a duração do sono (exceto para os adultos que dormiam 9 horas) (Grandner, et al.,2013), e foi visto que dorminhocos normais consumiam mais proteína do que as pessoas com insônia (Zadeh et al., 2011).

Mais recentemente, um estudo de intervenção de 4 dias mostrou que a ingestão de uma dieta de alto teor de  proteína (56% de energia a partir de proteína) reduzia os episódios de insônia mais do que uma dieta normal em proteína (15% de energia a partir de proteína).

Pesquisadores da Universidade Purdue fizeram uma pesquisa com 44 participantes obesos e com sobrepeso, que foram convidados a consumir ou uma dieta para perda de peso com teor normal de proteína ou a mesma dieta com maior teor de proteína. Após três semanas de adaptação à dieta, os grupos consumiram 0,8 ou 1,5 gramas de proteína por quilo de peso corpóreo diariamente durante 16 semanas. As fontes de proteína usadas no estudo variaram de carne bovina, suína, soja, legumes e proteína do leite. Os participantes, então, completaram uma pesquisa para classificar a qualidade de seu sono todo mês durante o estudo. Aqueles que consumiram mais proteína tiveram uma melhora na qualidade do sono após três meses de intervenção dietética, além da perda de peso dos participantes. 

Consuma proteínas em todas as refeições, isso vai te ajudar a obter melhores resultados. Para saber mais sobre a relação de consumo de proteína e emagrecimento, clique aqui.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Larissa Scarparo Rocha é nutricionista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pós graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e mestranda em Nutrição e Saúde pela UFES. Também é sócia e proprietária da empresa Espaço Nutrir em Guarapari/ES.







Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário