domingo, 3 de abril de 2016

Suplementação: Você já ouviu falar do β-hidroxi-β-metilbutirato ou HMB?


 
O HMB é um metabólito do aminoácido leucina e sua administração se destina a melhorar a performance durante a prática de exercícios físicos. O maior benefício do HMB é a redução do catabolismo proteico, o que, consequentemente, resultaria em ganhos maiores no volume muscular e na força quando combinado com treinamento físico.
A suplementação com o metabólito ainda possui eficácia discutível dependendo da população na qual será aplicada. Em estudos com  indivíduos iniciantes em treinamento de força os resultados são favoráveis. Em atletas e indivíduos treinados não foi demonstrado um efeito significativo.
Em um estudo feito por Nissen et al, administrando 1,5g ou 3g de HMB/dia por três semanas em jovens que realizavam três sessões de treinamento de força por semana, com duração de 90 minutos, foi capaz de aumentar a força e  a massa muscular nesses indivíduos. 
 
Um outro estudo feito por Ransone et al, avaliando os efeitos do HMB para a melhora da performance em atletas ou praticantes de atividade física, mostrou que o metabólito não influenciou no aumento da massa muscular e na capacidade ergogênica.
Ainda não se sabe o motivo pelos diferentes resultados observados em pessoas treinadas e não treinadas, mas estaria relacionada a menores respostas catabólicas ao exercício de força.
Em relação aos seus efeitos adversos, ainda não há registro encontrados.
Obs: produto não indicado para gestantes e lactantes.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.
 
Larissa Scarparo Rocha é nutricionista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pós graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e mestranda em Nutrição e Saúde pela UFES. Também é sócia e proprietária da empresa Espaço Nutrir em Guarapari/ES.
 
 
 
 
Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui: http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário