terça-feira, 12 de abril de 2016

Expectativa de vida e sobrepeso: estamos caminhando para frente ou para trás?


No Brasil, assim como em boa parte do mundo, a população está vivendo mais. A expectativa de vida hoje é de 75,2 anos, e no Espírito Santo chega a 77,5 anos – a terceira maior do Brasil! E isso se torna muito expressivo quando comparamos o mesmo dado com valores de 55 anos atrás. De 1960 até 2015 - dados mais recentes, o brasileiro aumentou de 48 para 75,2 anos a sua expectativa de vida. Isso significa que nos últimos 55 anos, por diversos fatores, nós aumentamos a nossa perspectiva de vida em 27,2 anos!

Este aumento na longevidade está associado a diversos fatores como: o acesso á água tratada e esgoto, crescimento econômico, acesso à informação, evolução da medicina, entre outros.

Mas, ao mesmo tempo em que estamos progredindo e vivendo mais, existe outro lado da moeda que nos mostra que a população brasileira não necessariamente caminha para ter uma melhor qualidade de vida. O aumento de peso é uma realidade, e no Brasil a VIGITEL (2014) indicou que 52,5% da população adulta está acima do peso ideal.  A pesquisa também indicou aumento de 23% nos últimos 9 anos ( de 43% para 52,5%). É muito!

Por isso, cabe a nossa reflexão: de que adianta vivermos por mais tempo, se estamos caminhando para não ter saúde para aproveitar esses anos a mais? Viver mais é necessariamente viver melhor? Se formos sinceros com nós mesmos, veremos que grande parte dos fatores que favorecem o aumento de peso é de nossa responsabilidade.

“Mas Ramon, eu não quero deixar de sair para jantar, tomar um vinho/cervejinha, e comer um doce de vez em quando.”

Eu também não quero que você deixe de fazer isso, acredite! Mas se isso realmente for DE VEZ EM QUANDO. O nosso problema está sempre nos excessos. Excesso de doces, frituras, sedentarismo, desculpas... Não se engane, o grande responsável pelo seu futuro é você, a pessoa mais importante para a sua saúde é você.

Comece mudando pequenos hábitos, traçando pequenos desafios, criando uma rotina de exercícios físicos e alimentação mais regrada. Tenho certeza que em pouco tempo você será capaz de perceber algumas melhorias e se sentirá mais motivado á continuar cuidando da sua saúde.

Portando, viva mais, mas viva melhor.


“Você é a força criadora na sua vida. Nada lhe acontece sem a sua participação.”

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES.






Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui: http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário