segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dieta da proteína: vale a pena?


Mais conhecida como a “Dieta da Proteína, ela tem se tornado cada vez mais popular por ocasionar uma rápida perda de peso.

A ingestão de proteínas é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso corpo, sendo assim, essencial na dieta. Mas é preciso ter cuidado com seu excesso. É encontrada principalmente em alimentos de origem animal como as carnes, ovos e laticínios (queijo, iogurtes etc). A proteína é um componente estrutural das nossas células formada por vários aminoácidos, que são os responsáveis pela construção dos nossos músculos, enzimas, hormônios, unha, pele, cabelos etc.

Uma alimentação rica em proteínas e restrita em carboidratos realmente ocasiona a perda de peso em um curto prazo de tempo, e o principal motivo é a PERDA DE ÁGUA, para eliminar o ácido úrico, amônia e demais componentes resultantes do metabolismo de proteínas e inicia um processo de cetose. Ou seja, você não está emagrecendo (perdendo gordura), você está se desidratando e entrando em cetose.

E, com a falta dos carboidratos na dieta, você entra em catabolismo muscular (perda de massa magra), pois vai começar a degradação de proteínas em outras áreas do corpo, como dos músculos e também das gorduras (corpos cetônicos), causando mal hálito, falta de concentração, irritabilidade, dores de cabeça, confusão mental e desmaios.

A longo prazo, o metabolismo começa a ficar lento e a pessoa não consegue mais perder peso, estaciona. A pessoa acaba abandonando a dieta, volta a comer “normalmente e aí entra o famoso “efeito sanfona”, engorda tudo de novo.

Conclusão: Antes da adotar qualquer tipo de dieta, principalmente as do tipo “milagrosas”, com restrição alimentar, busque o auxílio de um profissional nutricionista para orientá-lo(a), pois só ele saberá qual é o melhor tipo de alimentação de acordo com seu objetivo e necessidade, fazendo com que ocorra a perda de gordura, a manutenção da massa magra e a qualidade de vida.

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Aline Blanc é nutricionista e coach, especialista em nutrição clínica, esportiva e emagrecimento. Apaixonada pela nutrição e pela comida de verdade, passa longe dos modismos que rodeiam a nutrição atualmente. Acredita que a melhora na qualidade de vida e na estética corporal é conquistada através de uma alimentação saudável, simples, verdadeira, acessível e sustentável para qualquer pessoa. Conheça melhor seu trabalho nas suas redes sociais: www.facebook.com/alineblancnutri e @alineblancnutri no instagram.



Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)


0 comentários:

Postar um comentário