segunda-feira, 14 de março de 2016

Tapioca, amiga ou inimiga?

A tapioca é um alimento feito da goma hidratada da mandioca. Muito comum no nordeste, tem se tornado popular como substituto do pão por não conter glúten.
O glúten é a proteína do trigo. E apesar de controversa, há uma linha da nutrição que defende que ele pode causar inflamações no organismo e problemas intestinais em qualquer pessoa e não só nos celíacos.
Mas e aí, a tapioca emagrece?
Primeiramente, não existe nenhum alimento que engorda ou emagrece. Tudo depende do quanto você come e como você come (lembrando que estou falando de alimentos, comida de verdade e não comida processada, como refrigerante, esses engordam com certeza).
Mas voltando a tapioca, ela é farinha branca assim como a farinha de trigo branca, aquela mesma que faz o nosso tradicional pão francês e pode equivaler a até 6 fatias de pão de forma comum. Além disso, possui poucas fibras, alto índice e carga glicêmica (similar ao açúcar) que é o que dá picos de glicose no sangue (já falamos disso no nosso post sobre tipos de carboidrato) e poucos minerais.
Você pode comer tapioca e emagrecer, mas não para emagrecer! Tapioca não emagrece e não é um bom substituto para o pão. Prefira carboidratos com baixo índices e carga glicêmica (veja quais são aqui).
Troquei pão por tapioca e emagreci!
Muitas pessoas relatam que emagreceram após a substituição do pão pela tapioca. Essa não foi a causa verdadeira, junto a essa substituição provavelmente a pessoa fez uma série de outras mudanças de hábito que contribuíram para o emagrecimento. Emagrecer depende de um conjunto de fatores e não é a inclusão ou exclusão de um único alimento que define o sucesso no emagrecimento.
Quero incluir a tapioca na alimentação mesmo assim
Você pode incluir sementes na massa e usar recheios com proteínas como frango e ovos. Isso irá ajudar a equilibrar o índice glicêmico. Mas ainda assim não será um alimento estratégico para o emagrecimento.

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Meu nome é Maísa Pimenta, tenho 31 anos, casada. Sou engenheira de produção e um belo dia não entrei na minha calça 44. Decidida a não aumentar mais um número voltei ao manequim 38 com a ajuda de profissionais muito competentes. Apaixonada pelo novo estilo de vida decidi criar esta plataforma para ajudar quem queira seguir o mesmo caminho. 



Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

3 comentários:

  1. Não consegui baixar o ebook,com o link que me foi enviado daria para enviar por email jailzamattos@yahoo.com.br. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Não consegui baixar o ebook,com o link que me foi enviado daria para enviar por email jailzamattos@yahoo.com.br. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, mandei para o seu e-mail! Confere lá se chegou ta? Bjs

      Excluir