domingo, 20 de março de 2016

Suco de frutas, estratégico ou não para o emagrecimento?

Com certeza, sucos naturais são mais saudáveis que outras bebidas açucaradas como refrigerantes ou sucos industrializados, por exemplo.

Mas então, qual o problema?

Quando você bebe o suco em vez de comer a fruta, a absorção da frutose (açúcar presente nas frutas) é muito rápida e o fígado tende a transformar em gordura altas doses de frutose.

Um estudo avaliou 71.346 mulheres saudáveis por 18 anos concluiu que o consumo de frutas e vegetais está associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2, no entanto o consumo de sucos pode elevar este risco.

Portanto, entre o suco e a fruta, procure sempre escolher a fruta, especialmente se o objetivo for o emagrecimento.

Quero consumir sucos, qual a melhor forma?

- Prefira sucos de frutas com menor teor de frutose, como: limão, maracujá, acerola, morangos.
- Não coe.
- Não utilize açúcar. Se for adoçar, veja aqui os melhores adoçantes para utilizar.
- Transforme sucos simples em cremes e vitaminas adicionando algumas das seguintes opções: iogurte, leite, farelo de aveia, chia, linhaça e outros grãos. Isso adiciona fibras e retarda o esvaziamento gástrico.

Quais sucos eu devo evitar?

Laranja e uva. São muito consumidos, pois são os mais saborosos. Mas também são os mais problemáticos, pois não possuem fibras e possuem um altíssimo teor de frutose. Em 200ml de suco, ou seja, um copo pequeno, existem cerca de 30g de frutose. Isso equivale a aproximadamente 150g de batata doce, por exemplo, mas a batata doce é um carboidrato que irá prover mais saciedade e não provoca picos de glicose no sangue.

Então, infelizmente, apesar de serem da fruta, esses dois não combinam com o emagrecimento. Podem ser consumidos tranquilamente por atletas ou pessoas de baixo peso, mas se você deseja emagrecer, é melhor abrir mão desses.

Texto adaptado da nutricionista Carol Sartori.

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui: http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)
 


0 comentários:

Postar um comentário