terça-feira, 1 de março de 2016

Por que se preocupar com a intensidade do treino?


Você provavelmente já ouviu falar em intensidade no treino de musculação. Mas será que você realmente sabe o que significa isso? Sabe como controlá-la? Sabe a importância de treinar em alta intensidade?


Intensidade, de uma maneira mais superficial, é a variável de treino que indica o quão difícil o exercício está. 


Dessa maneira, ela pode ser aumentada de diversas formas: aumentando o número de repetições, reduzindo o tempo de intervalo entre as séries, aumentando a cadência de execução, aumentando a instabilidade do exercício, aumentando a carga utilizada, variando os métodos de treino (bi-setdrop-set, alternado por seguimento), entre outras.


Percebam que aumentar a carga é apenas uma das mais variadas formas de potencializar a intensidade do treino. Sendo assim, devemos ser muito mais qualitativos do que quantitativos em nossos treinos.


E por que treinar em alta intensidade?  Porque quando treinamos desta maneira, tendemos a gerar os melhores estímulos para obtermos a oxidação de gorduras (emagrecimento), hipertrofia muscular (aumento do volume muscular), e aumento em força e potência muscular.

Logo, controlar a intensidade é algo extremamente importante para conquistar o resultado desejado, seja ele qual for.


Porém, não podemos nos esquecer de que ela deve ser específica para cada população e objetivo. Quando isso ocorre aliado a um plano alimentar bem planejado, as suas chances de sucesso são muito altas!


Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário abaixo que eu terei o prazer em responder.



Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES.

0 comentários:

Postar um comentário