quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

#Vixreceitas Panqueca de trigo sarraceno - sem glúten sem lactose

Nós já ensinamos aqui uma deliciosa opção para panquecas doces, sem glúten e sem lactose. Porém, ainda faltava um opção gostosa e saudável de panquecas salgadas.
 
Hoje nossa receita é muito fácil, saborosa, saudável e excelente substituição para a tradicional panqueca de farinha de trigo branca e leite. A panqueca de trigo sarraceno:
 
 
Apesar do nome, o trigo sarraceno é bem diferente do trigo tradicional e não contém glúten. Além disso, contém proteínas, carboidratos, fibras solúveis, vitaminas do complexo B e minerais como manganês, magnésio e fósforo. Além disso, possui flavonoides (antioxidantes), principalmente a rutina. A presença de fibras e de antioxidantes faz com que o trigo sarraceno auxilie na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
 
Vamos a receita!
 
Ingredientes
 
- 1/4 de xícara de farinha de trigo sarraceno
- 1/4 de xícara de farinha de arroz
- 1 ovo
- 1/4 e meio de xícara de água gelada
- 1/2 colher de chá de manteiga ghee (ou comum, mas aí não fica totalmente livre de lactose, mas a manteiga comum contém bem pouca lactose)
- 1/2 colher de chá de sal
 
Modo de fazer
 
Primeiro, misture as farinhas e o sal. Depois acrescente o ovo batido e a água e misture tudo com a ajuda de um fouet até a massa estar homogênea. Unte levemente a frigideira e espalhe a massa até formar uma panqueca fina. Unte dos dois lados e pronto!
 
Rende 4 panquecas como a da foto.
 
 
Você pode rechear com ovos mexidos, legumes salteados, cogumelos salteados, a caprese. Use a criatividade!
 
Se testar esta receita, poste uma foto e use a hashtag #vixreceitas
 
Meu nome é Maísa Pimenta, tenho 31 anos, casada. Sou engenheira de produção e um belo dia não entrei na minha calça 44. Decidida a não aumentar mais um número voltei ao manequim 38 com a ajuda de profissionais muito competentes. Apaixonada pelo novo estilo de vida decidi criar esta plataforma para ajudar quem queira seguir o mesmo caminho. 

0 comentários:

Postar um comentário