terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Exercícios abdominais: fazer ou não? Ajudam a secar a barriga?


A resposta é sim, nós devemos fazer abdominais, mas não para secar a barriga. O que seca a barriga é a dieta, uma vez que existe uma "capa" de gordura na frente dos músculos abdominais que impede o aparecimento dos tão sonhados gominhos.

O mais importante no exercício abdominal é identificar o POR QUÊ, COMO e QUANDO o fazer.

A musculatura abdominal possui extrema importância na realização de praticamente todos os exercícios de musculação, em especial os que apresentam um alto grau de complexidade para executar - agachamento, levantamento terra, flexão de braços, puxadas na barra, entre outros. Isso significa que quando estamos realizando estes exercícios, o grau de ativação dessa musculatura é extremamente alto, o que é muito positivo no que diz respeito à eficiência do treinamento.

Então se você agachar, fizer umas barras e flexões você não precisará fazer os exercícios isolados para abdominais, certo?

Depende. Isso dependerá de uma análise de vários fatores, como nível de treinamento e tempo disponível para cada sessão de exercícios. Quanto maior for a sua experiência e o seu nível de treino, mais específico o seu treino tende a ser, o que aumenta as possibilidades de isolar grupos musculares, como os abdominais.

Caso você tenha uma disponibilidade de tempo muito pequena, a ideia seria priorizar exercícios com alto grau de complexidade e preferencialmente multiarticulares, para que a necessidade de isolar alguns grupos musculares seja muito pequena.

Outro ponto importante é a frequência em que devemos treinar. Levando em consideração que o complexo abdominal é um grupo muscular, que na musculação nós geramos lesões (micro lesões) na musculatura e que para recuperar qualquer dano muscular nosso corpo precisa de tempo (às vezes mais, às vezes menos). Por que vamos fazer abdominais todos os dias?
Não faça isso. Treine em um dia, descanse no outro e consiga uma recuperação completa e eficiente.

Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários que irei responder.
Bons treinos.

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Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES.


Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv

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