domingo, 14 de fevereiro de 2016

Adoçantes. São saudáveis? Qual é o melhor?



É comum diabéticos e pessoas que começam a fazer dieta trocarem o açúcar pelo adoçante com o objetivo de diminuir as calorias e consequentemente emagrecer. Porém essa troca nem de longe é a melhor opção. Você sabia que o adoçante pode estar te engordando? Sim, isso mesmo que você leu. Adoçante engorda!

Vários estudos vêm comprovando que o uso de adoçantes artificiais após ingeridos aumentam a fome e com o passar do tempo leva a compulsão alimentar e consequentemente ao ganho de peso corporal.

Isso acontece porque nossa língua e intestino são cheios de receptores para o sabor doce. Quando eles são ativados após a ingestão do adoçante nosso corpo se prepara e produz insulina. Mas sem a chegada da glicose (açúcar) na corrente sanguínea ocorre a hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) já que a pequena quantidade de açúcar que estava circulando no sangue, entra nas células. Nesta situação, a irritabilidade, o cansaço e fome são comuns, levando a pessoa a consumir mais alimentos e por conseguinte, ter compulsão alimentar.

Observe o que acontece quando você ingere refrigerante diet ou light, você fica com mais fome logo depois.

ADOÇANTES ARTIFICIAIS. Não são saudáveis e sempre serão as piores opções!
São eles: sacarina sódica, ciclamato de sódio, aspartame, sucralose, entre outros.
Todos podem aumentar o risco de câncer, dificultar a regulação da produção de insulina e prejudicar a flora bacteriana intestinal (necessária e benéfica ao organismo).

ADOÇANTES NATURAIS. São saudáveis e por isso as melhores opções no caso de se utilizar algum.
São eles: Esteviosídeo (Sttevia) e os polióis (sorbitol, xilitol, manitol e outros "óis")
Todos esses naturais podem ser consumidos com segurança, porém, nada em excesso faz bem. Então use com moderação.

Lembre-se: Comer alimentos doces vicia. Quanto mais doce você come, mais aumenta a vontade de comer. Portanto, aprenda a sentir o gosto natural dos alimentos. Comece aos poucos e futuramente, não vai mais querer adoçar nada, pois seu organismo já estará adaptado.

É difícil? Sim. Mas a sua saúde agradece e os resultados serão fantásticos!

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.

Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Aline Blanc é nutricionista e coach, especialista em nutrição clínica, esportiva e emagrecimento. Apaixonada pela nutrição e pela comida de verdade, passa longe dos modismos que rodeiam a nutrição atualmente. Acredita que a melhora na qualidade de vida e na estética corporal é conquistada através de uma alimentação saudável, simples, verdadeira, acessível e sustentável para qualquer pessoa. Conheça melhor seu trabalho nas suas redes sociais: www.facebook.com/alineblancnutri e @alineblancnutri no instagram.


 


Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário