segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Qual a melhor opção de açúcar?



Já sabemos que o consumo regular ou em excesso de açúcar não é legal né? Mesmo as opções mais saudáveis devem ser usadas com moderação, pois o seu consumo em excesso pode desencadear várias doenças como a obesidade, o diabetes, doenças cardíacas, envelhecimento precoce, processo inflamatório crônico... Além de interferir nos hormônios insulina e leptina (hormônios que estão relacionados a sinalização de saciedade no cérebro).

Com tantas opções disponíveis no mercado, você sabe a diferença entre eles?
Vamos lá!

Açúcar refinado: É o tipo de açúcar mais processado que existe e o mais utilizado também.     Passa por um processo de refinamento para melhorar o sabor e o aspecto dos grãos, retirando  praticamente todas as vitaminas e minerais, tornando-o um alimento sem nutrientes, rico em  aditivos químicos (enxofre), que faz com que o produto fique bem branquinho e solto. Nessa classificação entra também o açúcar de confeiteiro. A maioria dos produtos industrializados tem em seus ingredientes! CUIDADO.

Açúcar light: É uma mistura de açúcar refinado e adoçantes artificiais (geralmente aspartame, ciclamato e/ou sacarina). O valor calórico é mais baixo, o poder adoçante é maior e não tem gosto residual igual ao adoçante.

Açúcar cristal: É o açúcar mais conhecido e bastante utilizado pela população Brasileira. O que diferencia do refinado são os tipos de cristais maiores e transparentes. Passa por um processo menos agressivo que o do refinado, com uma leve adição de produtos químicos, porém, 90% dos nutrientes são perdidos.

Açúcar mascavo: não sofre processo de refinamento e adição de produtos químicos, formado a partir do resfriamento do xarope advindo do caldo de cana. De todas as opções, é a que mais tem valor nutricional.

Açúcar demerara: passa por um leve refinamento, mas sem adição de produtos químicos. Dessa forma, há preservação de quase todos os nutrientes. Apresenta sabor e cor mais suaves que o mascavo e de aparência e sabor mais parecidos com o do açúcar cristal. 

Açúcar orgânico: não possui aditivos artificiais e sua cana é cultivada de forma orgânica, apresentando valor nutricional semelhante ao demerara.

Açúcar do coco orgânico: é feito a partir do líquido das flores do coqueiro, sem agrotóxicos ou aditivos químicos. Tem sido dito que o açúcar de coco tem um índice glicêmico mais baixo que os açúcares extraídos da cana-de-açúcar, porém ainda não existem estudos suficientes comprovando essa informação.

Nutri, então qual é a melhor opção de açúcar? A melhor opção é não utilizar nenhum tipo de açúcar e sim sentir o sabor natural dos alimentos. Porém, em alguns momentos ou receitas que existe a necessidade de usar algum tipo de açúcar, seja para melhorar o sabor ou para favorecer a fermentação de massas por exemplo, nesses casos, opte pelo MENOS PIOR, ou seja, os açúcares menos refinados tais como demerara e o mascavo.


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Aline Blanc é nutricionista especialista em nutrição clínica e esportivahttps://www.facebook.com/alineblancnutri
@alineblancnutri


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