domingo, 17 de janeiro de 2016

O que comer antes da corrida?



Carboidratos
Para ter energia durante a corrida o papel do metabolismo dos carboidratos é super importante. Os carboidratos ingeridos são armazenados na forma de glicogênio muscular ou hepático e a sua redução pode levar a fadiga e a queda no desempenho. Desta maneira, uma disponibilidade adequada de carboidratos antes é imprescindível para o sucesso na corrida.
Líquidos
A ingestão de líquidos antes da corrida deve ser suficiente, pois dependendo do tempo e da intensidade da corrida ocorre uma perda hídrica significativa.
Gorduras e Fibras
Antes da corrida não é interessante fazer refeições ricas em fibras e gorduras, pois esses alimentos requerem mais tempo para sua digestão podendo atrapalhar no desempenho durante a corrida.
Proteínas
A ingestão de proteínas antes da corrida pode ser feita, mas sempre tendo um cuidado com a quantidade ingerida para não atrapalhar no desempenho.
Quantidade de ingestão dos nutrientes
As quantidades dos nutrientes variam principalmente de acordo com o tempo de corrida, intensidade e pessoa (atleta ou não). Por isso, é fundamental buscar ajuda profissional para estar auxiliando nas quantidades necessárias de acordo com cada paciente.
Obs:
O aporte de nutrientes durante e após a corrida também são importantíssimos. As quantidades também variam de acordo com pessoa, tempo de corrida e intensidade.  Essa dica postarei nas próximas publicações.
Até lá.

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Larissa Scarparo Rocha é nutricionista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pós graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e mestranda em Nutrição e Saúde pela UFES. Também é sócia e proprietária da empresa Espaço Nutrir em Guarapari/ES.








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