terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Estímulo tensional e metabólico, saiba o que são e a importância para o treino

Fonte da imagem: colananutri.com.br

No treinamento de força (musculação) existem dois estímulos que podem ser propostos aos nossos músculos: o metabólico e o tensional. Cada um apresenta uma via principal a ser atingida, e se diferenciam entre si.

Os estímulos metabólicos são caracterizados por fazerem as células musculares sofrerem um maior estresse bioquímico, em virtude do maior tempo de execução dos exercícios. Apresentam como característica um percentual de carga mais baixo, maior número de repetições, tempo de intervalo reduzido e menor duração no tempo de cadência de execução.

Os estímulos tensionais apresentam como principal característica a utilização de cargas elevadas para que ocorra um “alongamento forçado” da musculatura envolvida no exercício.  Assim, além das cargas elevadas também são aspectos marcantes desse estímulo: menor número de repetições, intervalos entre as séries mais longos e maior duração na cadência do movimento.

Mas, infelizmente, hoje ainda não é possível afirmar qual desses estímulos é mais eficiente para o emagrecimento ou hipertrofia. Assim, o ideal tem sido alternar entre eles a fim de evitar uma acomodação fisiológica, o que tente a diminuir os seus resultados. 

Veja um exemplo de cada estímulo:

Exercício
Séries/Repetições
Carga
Intervalo
Cadência
Metabólico
Agachamento livre
3x14 a 18
15/15
60’’
2020
Tensional
Agachamento livre
3x5 a 7
25/25
140’’
4020

Vale ressaltar que, mesmo não sendo possível afirmar qual dos dois é mais efetivo,  tanto os treinos tensionais, quanto os metabólicos são extremamente eficazes para o emagrecimento e hipertrofia. Porém, para que eles realmente funcionem é necessário que haja um controle muito grande na intensidade do treino. Por isso, converse com o seu professor e comece a colher bons resultados!

Ficou com dúvida? Deixe sua pergunta que terei o prazer em responder. 
Bons treinos.


Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.

Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Ramon Luciano é graduado em educação física pela UFES/UNIROMA 2 (Tor Vergata - Itália) e atua como Personal Trainer em Vila Velha/ES.







Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv

É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário