quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Eficácia do ultrassom no tratamento de gordura localizada e celulite


O ultrassom (US) é usado na medicina há muitos anos, antes somente com finalidade de dignóstico por imagem, mas nos tempos atuais ganhou espaço nos tratamentos estéticos.

O que é

O US é uma modalidade de penetração profunda que utiliza ondas sonoras, com uma frequência alta, não audível pelo ouvido humano. Essa onda mecânica consegue ultrapassar a barreira da pele promovendo alguns bioefeitos, que podem ser classificados em térmicos e não-térmicos (mecânicos).

Quais são os efeitos?

Os efeitos considerados térmicos consistem principalmente, em aumento da elasticidade de estruturas que contém colágeno e diminuição da dor. Em outras palavras, melhoram a elasticidade da pele combatendo a flacidez.

Os não-térmicos possuem ação mecânica, pois formam dois tipos diferentes de pressão alternadamente, comprimindo e "puxando" as células adiposas, o que promove um movimento de micromassagem. Assim, aumenta o metabolismo celular, o fluxo sanguíneo e o aporte de nutrientes à região tratada. Em outras palavras, atua na melhoria da gordura localizada e celulite.

Outra habilidade do US é a fonoforese ou a sonoforese, que é a capacidade de ajudar na penetração de agentes como cremes para o tratamento de gordura localizada e celulite através da pele, devido aos seus efeitos térmicos e mecânicos que aceleram a difusão do composto pela pele.

Qual a sua aplicabilidade?

O uso do ultrassom em tratamentos clínicos e estéticos é recente e a sua aplicabilidade geralmente se relaciona ao tratamento de celulite e gordura localizada, pelos seus efeitos térmicos e não-térmicos (mecânicos).

Quem pode aplicar a técnica?

É importante ressaltar que este tipo de tratamento deve ser feito por um profissional qualificado, pois existem algumas contraindicações e se for mal aplicado pode causar lesões graves na pele.

É eficiente?

Estudos mostram que os resultados dessa técnica variam muito de pessoa para a pessoa, mas que em sua grande maioria apresentam grandes melhoras. Em torno de 20-30% das pessoas podem não responder ao tratamento. 
 
Karoline Bermond é fisioterapeuta graduada pela Universidade de Vila Velha (UVV), com formação em estética corporal e facial, RPG, instrutora de pilates e sócia-proprietária da clínica Unifisio - Praia do Morro/Guarapari.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quer cuidar de você, saber tudo sobre alimentação saudável, nutrição e dieta e ainda ter a indicação de bons prestadores de serviço em Vitória, Vila Velha e região? Então vem pra Vix Saudável! Curta nossa fan page no facebook, nos siga no instragram e convide seus amigos! =)

0 comentários:

Postar um comentário