quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Atividade física na gravidez, pode ou não pode?




Atividade física é definida como qualquer movimento corporal decorrente de contração muscular que permite o aumento da força física, flexibilidade e resistência. Diversos estudos confirmam o papel decisivo da prática da atividade física na promoção da saúde, na qualidade de vida e na prevenção ou controle de diversas doenças.
Foi mm meados da década de 90 que se reconheceu a atividade física para gestantes, pois antes acreditava-se que exercícios nessa fase da vida da mulher aumentariam o risco de prematuridade.

Apesar de existirem poucos estudos nesta área, há um consenso na literatura científica de que exercícios resistidos de intensidade leve ou moderada podem promover melhora da resistência e flexibilidade muscular sem risco de complicações na gestação, assim como ajudar na manutenção do condicionamento, controle do peso, redução dos riscos de diabetes gestacional, proteção contra depressão pós-parto, além de trabalharem a musculatura pélvica prevenindo a incontinência urinária associada à gravidez, facilitando o parto.

Todas as mulheres que não apresentam contraindicações após consultar o seu médico devem ser incentivadas a realizar algum tipo de atividade seja ela aeróbica (natação, hidroginástica, caminhada, bicicleta ergométrica), de resistência muscular (musculação) ou alongamento (pilates).

Bella Falconi nas últimas semanas de gravidez

Vale ressaltar a importância de ter liberação médica para iniciar qualquer atividade e que toda ela seja orientada e supervisionada por um profissional da área capacitado.

Então, mamães de primeira ou segunda viagem, não percam tempo para iniciar exercícios físicos também nessa fase da vida e obter todos os benefícios que eles podem trazer.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui. 

Karoline Bermond é fisioterapeuta graduada pela Universidade de Vila Velha (UVV), com formação em estética corporal e facial, RPG, instrutora de pilates e sócia-proprietária da clínica Unifisio - Praia do Morro/Guarapari.




Quer cuidar de você, saber tudo sobre alimentação saudável, nutrição e dieta e ainda ter a indicação de bons prestadores de serviço em Vitória, Vila Velha e região? Então vem pra Vix Saudável! Curta nossa fan page no facebook, nos siga no instragram e convide seus amigos! =)

0 comentários:

Postar um comentário