segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Qualidade dos carboidratos da dieta, por que grãos integrais são melhores

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Carboidratos são nutrientes extremamente importantes para nossa vida e são usados pelo nosso corpo como sua principal fonte de energia. E quanto maior for o gasto energético da pessoa, maior a necessidade de carboidratos na dieta.
Lembrando que a ausência deste nutriente na alimentação por muito tempo pode causar danos ao sistema nervoso central, pois além de ser fonte de energia necessária para o corpo, também é um excelente combustível para o cérebro.
E como escolher o carboidrato correto? 

Os carboidratos podem ser divididos em SIMPLES e COMPLEXOS.
Os carboidratos SIMPLES são menos ricos nutricionalmente, pobre em fibras, vitaminas e minerais. São encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas: açúcar de mesa, xarope de milho, arroz branco, farinha branca, suco de frutas, pães, massas, bolos, refrigerantes, mel, cereais e farinhas refinadas.
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São digeridos e absorvidos rapidamente pelo nosso organismo, o que leva a um aumento muito rápido de glicose (açúcar) no sangue, com isso irá promover uma menor saciedade na hora da alimentação e mais fome para próxima refeição. Assim, acabamos comendo mais quantidade de alimentos piores!
Já os carboidratos COMPLEXOS (ou integrais) são mais ricos nutricionalmente, com maior teor de vitaminas, minerais e fibras, o que os torna muito mais benéficos para a saúde e para o emagrecimento.

Esses são digeridos e absorvidos mais lentamente, devido a sua maior quantidade de fibras que leva a um aumento gradual da glicemia. Os alimentos como arroz integral, pão integral, macarrão integral, farinhas integrais, grãos (como quinoa, amaranto, aveia, chia, gergelim, linhaça, sementes de girassol), batata doce, mandioca, frutas são exemplos de carboidratos complexos. 
Assim, comemos menos quantidade de alimentos melhores!
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E quais as vantagens dos alimentos integrais?
·         Redução da velocidade de digestão e absorção, evitando que ocorra picos de glicemia após a sua ingestão;
·         Regulação do bom funcionamento intestinal;
·         Maior sensação de saciedade;
·         Ajuda na regularização dos níveis de colesterol e de glicose no sangue;
·         São ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro;
·         Menos gordura: reduzem a absorção de gordura devido a presença de fibras insolúveis;
·         Mais energia: por ser absorvido mais lentamente, oferta energia aos poucos para que você execute suas atividades diárias.
A escolha correta do tipo de carboidrato que compõe a dieta, é um fator decisivo para a saúde e para o emagrecimento. Por isso, evite consumir alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples, pois estes estão relacionados a maior incidência de casos de obesidade, diabetes e câncer.
Dê sempre preferência аоѕ pães е massas feitos dе farinha integral conferindo na lista de ingredientes se a farinha integral é o primeiro deles, consuma frutas inteiras (sempre com a casca, rica em fibras), ао invés de sucos e aumente o consumo de legumes e vegetais.
Até a próxima!
Aline Blanc

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Aline Blanc é nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva
https://www.facebook.com/alineblancnutri
@alineblancnutri



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