terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Qual o melhor método para medição do emagrecimento?

IMC

A OMS (Organização Mundial de Saúde) utiliza o IMC para avaliar o grau de obesidade nas populações do mundo. Esse grau varia em 6 faixas de acordo com o valor obtido de IMC: 
Imagem retirada de www.saudemedicina.com
 O cálculo do IMC é feito pela seguinte fórmula (sendo o peso em kg e a altura em m):

Imagem retirada de www.tamanhop.com
O IMC, no entanto, possui limitações importantes. Por exemplo, ele não pode ser aplicado a crianças e idosos.
Outra limitação é a não distinção entre massa magra e massa gorda gerando distorções, especialmente em pessoas musculosas.
Imagine a seguinte situação:
Um homem de 80 quilos, 1,7m tem um IMC de 27,68. Segundo a tabela, esse indivíduo estaria com sobrepeso. Mas seu % de gordura é de apenas 9%, ou seja, o que pesa são os músculos e não a gordura. Em compensação, um outro indivíduo com os mesmos 80 quilos e 1,7m de altura tem um % de gordura de 33%. O IMC gera um resultado igual para ambos, mas um está com sobrepeso real e o outro não.

Imagem retirada de gentequesecuida.blogspot.com

% de gordura

Uma medida muito melhor que o IMC é o % de gordura. É um método que permite separar o peso magro (músculos, ossos, vísceras e sangue) do peso gordo (gordura). 
Assim, se você está treinando e fazendo a dieta certinho e o seu peso não se alterou na balança, o seu IMC continua igual, mas a sua composição corporal está totalmente diferente. Assim, os profissionais de nutrição e de educação física que te acompanham podem fazer alterações no treino e dieta muito mais assertivas que somente com o peso na balança.

Como é medido

O % de gordura pode ser medido através de métodos de dobras cutâneas ou através da bioimpedância elétrica.
O método de dobras consiste na medição de dobras de gordura com um aparelho chamado adipômetro. Existem vários protocolos validados para esta medição e a quantidade de dobras e quais dobras serão medidas vai depender do protocolo utilizado pelo profissional que está te acompanhando.
www.mundoboaforma.com.br
É importante fazer a medição sempre com o mesmo profissional para avaliar a evolução, pois diferenças grandes são encontradas entre diferentes protocolos ou protocolos iguais, porém medidos por profissionais diferentes. Assim, comparações entre pessoas que não são acompanhadas pelo mesmo profissional ou comparações de evolução medidas por métodos e/ou profissionais diferentes não são adequadas.
A bioimpedância elétrica é realizada por um aparelho que envia um estímulo elétrico de baixa voltagem e fornece a quantidade de água corporal. Em uma equação é possível estimar o % de gordura.

Qual o melhor método para medir % de gordura?

Alguns profissionais vendem a bioimpedância como melhor método de avaliação. Ela possui a vantagem de não depender do método e profissional para gerar os mesmos resultados.
No entanto, a veracidade dos resultados depende de uma série de fatores como: não ingerir líquidos nem comer 4h antes do teste, não fazer exercícios físicos 12h antes, não consumir álcool ou outros diuréticos e nem urinar 1/2h antes. Como a medida principal utilizada é a quantidade de água, o nível de hidratação do indivíduo também faz as medidas terem grande variação.
Diversos estudos que compararam a bioimpedância com as dobras cutâneas mostraram que o método de dobras ainda é superior.

Quem faz a avaliação?

A avaliação física é de competência do profissional de educação física, porém é realizada também pelos nutricionistas para um melhor acompanhamento da dieta. O ideal é realmente manter o acompanhamento sempre com o mesmo profissional, seja ele o profissional de educação física ou nutricionista, para manter o padrão da avaliação.
Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.
Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv

É grátis! =)









Fontes:
@joaopaim_nutricao (instagram)

2 comentários:

  1. Obrigada por todas as dicas.E se você quiser emagrecer entre nesse site:http://saudeparaviver.com/

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas , obrigado. Parabéns pelo artigo muito bom mesmo.
    veja isso: https://youtu.be/Lq5mvSZBWbE

    ResponderExcluir