quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O botox deve ser utilizado como método preventivo?

Imagem: giovannimartins.com

O que é botox?

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria e utilizada para suavizar rugas e linhas de expressão devido ao seu efeito tensor. Quando injetada, a toxina age como um bloqueador impedindo a contração muscular parcial ou completamente.

Botox preventivo

Em 1992, quando o botox foi aprovado para uso no Brasil,  a idade média das pessoas que se submetiam ao procedimento era de 40 anos. Hoje esta média caiu para 25 anos.
Isto aconteceu porque muitos profissionais vêm indicando o botox como tratamento preventivo. A ideia é bloquear os músculos em regiões de formação de rugas (testa, pés de galinha, bigode chinês, pálpebras) antes mesmo das marcas de expressão se fixarem.

Porque pode ser um "tiro no pé"

Apesar da musculatura onde foi aplicado o botox não se contrair, os estímulos nervosos continuam e a musculatura ao redor adquire um efeito compensatório, criando outras marcas de expressão e rugas.
A partir da segunda ou terceira aplicação, o corpo produz anticorpos contra o botox (lembra que é uma toxina produzida por bactérias?) e seu efeito vai ficando cada vez menos duradouro. Muitas vezes as aplicações que duravam até 6 meses, agora podem estar durando 4 ou 3. E quando for realmente necessário (quando as rugas de fato aparecerem, porque sim, ela vão aparecer de qualquer forma) o tratamento não será mais tão eficaz.
O surgimento das rugas acontece ao longo dos anos em função da redução do tecido subcutâneo, apesar de paralisar o músculo, o botox não atua melhorando sua rigidez nem aumentando o tecido subcutâneo, logo, as rugas aparecerão uma hora de qualquer maneira.

Quando é indicado o tratamento em jovens

O botox tem se mostrado muito eficiente no tratamento de hiperidrose axilar. A hiperidrose é o excesso de transpiração devido a atividade irregular das glândulas sudoríparas. A toxina botulínica é o método de tratamento menos invasivo e muito simples e tem uma taxa de sucesso bastante alta nesses casos. Mas assim como no tratamento anti-rugas, seu efeito é temporário e dura até 9 meses, quando deve ser reaplicado.

Conclusão

É melhor adiar as aplicações de botox para quando as marcas de expressão de fato aparecerem (lembrando que expressão é diferente de marcas de expressão, não fique parecendo um boneco de plástico!). Prefira abusar das dicas tradicionais:
- Retirar maquiagem antes de dormir;
- Sempre utilizar protetor solar;
- Fazer limpeza de pele regularmente (uma vez ao mês).
Utilize tratamentos dermatológicos que de fato atuam na prevenção:
- Ácidos;
- Vitaminas;
- Lifting;
- Estimuladores de colágeno.

Quer cuidar de você, saber tudo sobre alimentação saudável, nutrição e dieta e ainda ter a indicação de bons prestadores de serviço em Vitória, Vila Velha e região? Então vem pra Vix Saudável! Curta nossa fan page no facebook, nos siga no instragram e convide seus amigos! =)

0 comentários:

Postar um comentário