segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

É melhor tomar refrigerante comum ou zero?

Tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e que está bem claro que o açúcar tem relação direta com diversos problemas de saúde, a indústria alimentícia tem investido cada vez mais produtos zero açúcar, como o refrigerante.

Esses refrigerantes não possuem açúcares, contendo assim zero calorias. Mas o que tem lá então? Lembram do nosso post sobre como a quantidade de calorias é secundária e que o mais importante são quais ingredientes aquele produto possui? 

As bebidas zero açúcar são adoçadas artificialmente com o Ciclamato de sódio, Acesulfame, e aspartame (todos adoçantes artificiais que fazem muito mal a saúde, falaremos disso aqui no site em breve). 




Informação retirada do site da marca

Se vocês compararem a versão normal da coca com sua versão zero já irão perceber que a versão zero contém muito mais ingredientes (ponto negativo, lembra da leitura do rótulo?) além de conter mais itens prejudiciais.

Informação retirada do site da marca
Um estudo publicado no “Diabetes care” em 2009 mostrou que o consumo de refrigerantes zero está positivamente associado com uma maior incidência de síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Em 2011 um outro estudo publicado no Jornal Americano de nefrologia mostrou que o consumo de refrigerantes sem açúcar está associado com um declínio da função dos rins em mulheres.


Outro estudo de 2012 publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” mostrou um risco muito aumentado para o aparecimento de AVC nos indivíduos que tomavam refrigerantes.


Esse ano o Departamento de Medicina da SUNY Upstate Medical Universit em NY mostrou que o consumo de refrigerantes zero está associado com o aparecimento de hipertensão.


Outro estudo Americano, apesar de alguns questionamentos estatísticos, mostrou uma associação positiva com o consumo de refrigerante (principalmente os que continham aspartame) com o risco de leucemia e mieloma múltiplos em homens e mulheres.

Conclusão

É melhor não tomar refrigerante! Refrigerante zero é pior ou tão prejudicial quanto sua versão normal. Mas ambos devem ser evitados, pois não possuem nenhum valor nutricional, além de conterem substâncias prejudiciais a saúde (como corante caramelo que é cancerígeno e está presente em ambos).

Se você tem a necessidade de ingerir líquidos junto as refeições, prefira sucos com frutas de baixo índice glicêmico como limão, maracujá, acerola, adoçadas com adoçantes naturais ou sem adoçar.

Fontes:
www.cocacolabrasil.com.br
Instagram do nutricionista esportivo João Paim (@joaopaim_nutricao)

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