terça-feira, 24 de novembro de 2015

Musculação x Perda de gordura

Quer perder gordura e emagrecer com qualidade? Faça Musculação!

Isso mesmo, musculação é um dos treinos mais eficientes na perda de gordura!

Imagem retirada do site malharbem.com.br


Muitas pessoas ainda acreditam que exercício aeróbio de longa duração é o melhor caminho para o emagrecimento, mas diversos estudos têm demonstrado que não.

Um estudo conduzido por Paoli et al. (2012) demonstrou que a musculação executada com baixo volume (poucos exercícios) e alta intensidade (muita carga) aumentou em 23% o gasto energético de repouso, e este ficou elevado por mais de 22h após o treino. Além disso, o metabolismo de lipídios foi mais ativado, ou seja, mais GORDURA foi queimada nesse período! No total o treino aumentou o gasto energético diário de repouso em aproximadamente 450kcal.

As possíveis explicações para esse aumento no metabolismo não são em função do aumento da massa muscular, e sim em função da alta demanda energética que a recuperação e anabolismo (hipertrofia) muscular promovem, ou seja recuperar e/ou construir músculos gasta muita energia. Treinos com poucas repetições e muita carga usualmente causam maior dano muscular requerendo mais energia para a recuperação e aumento do metabolismo em repouso.

DICAS:

- Fuja de exercícios localizados ou que trabalhem poucos músculos, por exemplo adução/abdução, glúteo com caneleira etc. Esses exercícios somam muito tempo dentro da academia, mas possuem baixa demanda metabólica. Os melhores exercícios são os com envolvimento de mais músculos, por exemplo agachamento, terra, legpress, afundo etc.

- Se você não gosta de musculação, procure um personal trainer. Os treinos são bem mais dinâmicos, o resultado é mais rápido. As vezes, menos é mais.

 

Claro que para promover emagrecimento a dieta é fundamental, mas escolher o protocolo correto de treino é fator determinante do sucesso.


*Texto adaptado do instagram de Bruno Fischer, educador físico e nutricionista. @fischerbruno


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