segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"Depois dos 30 o metabolismo muda"... será?


Muito se fala em metabolismo alto, metabolismo baixo, mas o que na verdade é esse tal de metabolismo?!

Falando de uma forma simples, metabolismo é a energia gasta para nos manter vivos, com os órgãos funcionando.

Ele pode se alterar em algumas situações:

Atividade física

O metabolismo fica alto quanto maior for a intensidade da atividade física, já quando dormimos ele fica bem baixo. 

Dieta

Para fins de exemplo, vamos considerar que o nosso corpo é um balde, a comida é água e o metabolismo é uma torneira sempre aberta no fundo do balde. De tempos em tempos comemos, ou seja, enchemos o balde para que ele não seque. Se o balde receber 10 litros de água por dia e descartar os mesmos 10 litros, nenhum peso será perdido. Mas se o balde esvazia 10 litros por dia e nós o alimentamos somente com 5 litros (dieta), começa a existir um déficit o que nos faz emagrecer.
Só que o nosso corpo é muito esperto e quer nos manter vivos, então ele reduz a vazão da torneira para 6 litros. Lembra como no início da dieta era muito mais fácil emagrecer?Isso acontecia porque todo dia faltava 5 litros e o corpo utilizava suas reservas de gordura para compensar a quantidade que faltava, mas agora falta só 1 litro. E é por isso que o ritmo de emagrecimento diminui após certo tempo.
Neste ponto, muita gente desiste da dieta e volta a alimentar o balde com 10 litros, mas a torneira demora a adaptar novamente sua vazão (em média 2 anos!!!), e antes o que era equilibrado passa a sobrar e após parar a dieta você engorda mais do que emagreceu! Temos o conhecido EFEITO SANFONA.


Figura retirada do livro "As verdades que você precisa saber", de Rodrigo Paiva

Idade

É comum as pessoas acharem que o metabolismo diminui com a idade, mas isso não é verdade para homens e é parcialmente verdade para mulheres.
No caso dos homens, após o término do crescimento o metabolismo não muda mais ou a alteração é insignificante.
Nas mulheres, o metabolismo só diminui na menopausa. Então, se você já ouviu a frase "depois dos 30 o metabolismo muda, fica mais lento", saiba que ela é uma desculpa para nossos hábitos.
Como falamos no item da dieta, o metabolismo diminui muito mais em função de tentativas frustradas de dieta do que em função da idade.
Aquela barriguinha após mais velhos? Resultado de hábitos e não da idade! Quando adultos andamos mais de carro, passamos muitas vezes o dia inteiro sentados, usamos somente o elevador, o controle remoto, não brincamos na rua. Quatro quilos de gordura podem ser armazenados em um ano devido as facilidades do mundo moderno. Tudo isso significa menos energia gasta e o acúmulo de gordura ao longo dos anos.

Conclusão

Quer acelerar o metabolismo?
- Pratique exercícios físicos;
- Observe seus hábitos;
- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos! (Veja o vídeo aqui)
- Desconfie de tudo que contenha fit, zero, light, diet ou milagroso no nome;
- Pare de recomeçar dietas a todo tempo! Mantenha uma alimentação equilibrada constantemente ao invés de se submeter a todo tipo de dieta da moda.

Fonte: As verdades que você precisa saber, Rodrigo Paiva, 2014.

Para ver mais sobre alimentação, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre exercícios físicos, clique aqui.
Para ver nossas matérias sobre procedimentos estéticos e fisioterapia, clique aqui.
Para conhecer nossas receitas saudáveis, clique aqui.

Ao longo do meu processo de reeducação alimentar, quando perdi mais de 18kg, aprendi que organização é essencial para o sucesso! Reuni 10 dicas infalíveis de organização e planejamento em um e-book para ajudar quem quer seguir o mesmo caminho. Para baixar, clique aqui:http://eepurl.com/bN_OUv
É grátis! =)

0 comentários:

Postar um comentário