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segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"Depois dos 30 o metabolismo muda"... será?


Muito se fala em metabolismo alto, metabolismo baixo, mas o que na verdade é esse tal de metabolismo?!

Falando de uma forma simples, metabolismo é a energia gasta para nos manter vivos, com os órgãos funcionando.

Ele pode se alterar em algumas situações:

Atividade física

O metabolismo fica alto quanto maior for a intensidade da atividade física, já quando dormimos ele fica bem baixo. 

Dieta

Para fins de exemplo, vamos considerar que o nosso corpo é um balde, a comida é água e o metabolismo é uma torneira sempre aberta no fundo do balde. De tempos em tempos comemos, ou seja, enchemos o balde para que ele não seque. Se o balde receber 10 litros de água por dia e descartar os mesmos 10 litros, nenhum peso será perdido. Mas se o balde esvazia 10 litros por dia e nós o alimentamos somente com 5 litros (dieta), começa a existir um déficit o que nos faz emagrecer.
Só que o nosso corpo é muito esperto e quer nos manter vivos, então ele reduz a vazão da torneira para 6 litros. Lembra como no início da dieta era muito mais fácil emagrecer?Isso acontecia porque todo dia faltava 5 litros e o corpo utilizava suas reservas de gordura para compensar a quantidade que faltava, mas agora falta só 1 litro. E é por isso que o ritmo de emagrecimento diminui após certo tempo.
Neste ponto, muita gente desiste da dieta e volta a alimentar o balde com 10 litros, mas a torneira demora a adaptar novamente sua vazão (em média 2 anos!!!), e antes o que era equilibrado passa a sobrar e após parar a dieta você engorda mais do que emagreceu! Temos o conhecido EFEITO SANFONA.


Figura retirada do livro "As verdades que você precisa saber", de Rodrigo Paiva

Idade

É comum as pessoas acharem que o metabolismo diminui com a idade, mas isso não é verdade para homens e é parcialmente verdade para mulheres.
No caso dos homens, após o término do crescimento o metabolismo não muda mais ou a alteração é insignificante.
Nas mulheres, o metabolismo só diminui na menopausa. Então, se você já ouviu a frase "depois dos 30 o metabolismo muda, fica mais lento", saiba que ela é uma desculpa para nossos hábitos.
Como falamos no item da dieta, o metabolismo diminui muito mais em função de tentativas frustradas de dieta do que em função da idade.
Aquela barriguinha após mais velhos? Resultado de hábitos e não da idade! Quando adultos andamos mais de carro, passamos muitas vezes o dia inteiro sentados, usamos somente o elevador, o controle remoto, não brincamos na rua. Quatro quilos de gordura podem ser armazenados em um ano devido as facilidades do mundo moderno. Tudo isso significa menos energia gasta e o acúmulo de gordura ao longo dos anos.

Conclusão

Quer acelerar o metabolismo?
- Pratique exercícios físicos;
- Observe seus hábitos;
- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos! (Veja o vídeo aqui)
- Desconfie de tudo que contenha fit, zero, light, diet ou milagroso no nome;
- Pare de recomeçar dietas a todo tempo! Mantenha uma alimentação equilibrada constantemente ao invés de se submeter a todo tipo de dieta da moda.

Fonte: As verdades que você precisa saber, Rodrigo Paiva, 2014.

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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Panqueca de banana

Saudável e saborosa!


Muita gente acha que a tapioca é uma ótima opção para dietas, para quem quer emagrecer não é tão boa opção assim, então hoje viemos mostrar uma receita mega fácil, saborosa, com carboidrato, proteínas, gordura boa. Refeição super completa pra um café da manhã nutritivo.

Panqueca de banana

Ingredientes

- 1 banana madura

- 1 ovo
- 1 colher de sopa rasa de goma de tapioca hidratada (pode substituir por polvilho doce)
- 1 colher de sopa rasa de farinha de linhaça (pode substituir por aveia em flocos, amaranto, quinoa em flocos ou omitir - mas omitindo você aumenta um pouco o índice glicêmico da sua panqueca e torna ela um pouco menos nutritiva)
- 1 colher de chá de canela (para quem gosta, também pode omitir se quiser)

Modo de fazer

Bata na mão ou no liquidificador 1/2 banana e todos os outros ingredientes. Unte uma frigideira com um pouco de óleo de coco ou azeite (pouquinho) e coloque metade da massa. Em uma frigideira pequena rende duas panquecas. Em uma maior, apenas uma.
A outra metade da banana você vai usar amassada como recheio e voilà!

Você pode usar outras variações de recheio ou até mesmo fazer ela mais gordinha com pasta de amêndoas ou amendoim e um pouco (pouco!) de mel por cima. Também fica divido.

Panqueca de banana com cobertura de pasta de amêndoas e mel

Outra opções de recheio

- Geléia de frutas zero açúcar
- Um pouco de chocolate meio amargo derretido (mínimo de 70% cacau)

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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Drenagem linfática emagrece?

Imagem retirada no site globodicas.com.br

O que é uma drenagem linfática?

O sistema linfático é formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para a circulação sanguínea. A drenagem é realizada através de pressões leves estimulando o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. O método não é doloroso e não deve deixar hematomas.

Drenagem emagrece?

NÃO. Ela diminui a retenção de líquidos e pode auxiliar na perda de medidas. Pode até estimular o metabolismo, mas nada que vá fazer diferença significativa no emagrecimento. O que emagrece é dieta e exercícios físicos.

Drenagem elimina celulite?

SIM, DESDE QUE O PROBLEMA ESTEJA NO INÍCIO. Também previne a formação de novas celulites. A celulite começa com um processo de retenção de líquidos que leva a má oxigenação do tecido que forma os nódulos ao endurecer.

Existem contra-indicações?

SIM! Pessoas com algum tipo de infecção não devem fazer, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais rapidamente. Também é contra-indicado em casos de trombose, hipertensão descompensada, insuficiência cardíaca ou para pacientes em tratamento quimioterápico. Na dúvida, consulte um médico! 

Qual a frequência indicada e quais são os profissionais habilitados?

A drenagem deve ser realizada por fisioterapeutas ou massoterapeutas e para um resultado satisfatório deve ter a frequência mínima de uma vez na semana.

Conclusão

Drenagem é um método que auxilia no combate a celulite, mas NÃO EMAGRECE. O que emagrece é dieta balanceada e exercícios físicos regulares. #vixsaudavel

Fontes: minhavida.com.br e personare.com.br

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Musculação x Perda de gordura

Quer perder gordura e emagrecer com qualidade? Faça Musculação!

Isso mesmo, musculação é um dos treinos mais eficientes na perda de gordura!

Imagem retirada do site malharbem.com.br


Muitas pessoas ainda acreditam que exercício aeróbio de longa duração é o melhor caminho para o emagrecimento, mas diversos estudos têm demonstrado que não.

Um estudo conduzido por Paoli et al. (2012) demonstrou que a musculação executada com baixo volume (poucos exercícios) e alta intensidade (muita carga) aumentou em 23% o gasto energético de repouso, e este ficou elevado por mais de 22h após o treino. Além disso, o metabolismo de lipídios foi mais ativado, ou seja, mais GORDURA foi queimada nesse período! No total o treino aumentou o gasto energético diário de repouso em aproximadamente 450kcal.

As possíveis explicações para esse aumento no metabolismo não são em função do aumento da massa muscular, e sim em função da alta demanda energética que a recuperação e anabolismo (hipertrofia) muscular promovem, ou seja recuperar e/ou construir músculos gasta muita energia. Treinos com poucas repetições e muita carga usualmente causam maior dano muscular requerendo mais energia para a recuperação e aumento do metabolismo em repouso.

DICAS:

- Fuja de exercícios localizados ou que trabalhem poucos músculos, por exemplo adução/abdução, glúteo com caneleira etc. Esses exercícios somam muito tempo dentro da academia, mas possuem baixa demanda metabólica. Os melhores exercícios são os com envolvimento de mais músculos, por exemplo agachamento, terra, legpress, afundo etc.

- Se você não gosta de musculação, procure um personal trainer. Os treinos são bem mais dinâmicos, o resultado é mais rápido. As vezes, menos é mais.

 

Claro que para promover emagrecimento a dieta é fundamental, mas escolher o protocolo correto de treino é fator determinante do sucesso.


*Texto adaptado do instagram de Bruno Fischer, educador físico e nutricionista. @fischerbruno


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sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

Se você começa vendo a quantidade de calorias, a resposta é não!
Sim, a quantidade de calorias é importante no processo de emagrecimento, mas não é o mais importante!
A primeira coisa que devemos avaliar é a densidade nutricional do alimento. Ele me fornece os nutrientes dos quais preciso pra viver ou só me oferece calorias vazias e cheias de conservantes, mesmo que sejam poucas?
A lista de ingredientes os mostra em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, o primeiro item da lista de ingredientes é sempre o que está presente em maior quantidade, o segundo é o segundo presente em maior quantidade, e assim por diante.
Vamos avaliar o exemplo abaixo:

Informações retiradas do site da marca
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O primeiro ingrediente, ou seja, o que está presente em maior quantidade é trigo integral: ok
O segundo ingrediente, ou seja, o que está presente em segundo lugar com relação a quantidade é arroz: =/
O terceiro é milho: =/
O quarto é açúcar: =/
Percebem que apesar de ser uma opção melhor quando comparada com outros biscoitos ainda não é uma boa opção? Apesar de ter mais trigo integral, não conseguimos saber se tem muito mais trigo integral que arroz, por exemplo, ou se arroz, milho e açúcar juntos superam a quantidade da farinha integral (o que é muito provável). Além disso, há xarope de glicose, péssima opção, além de estabilizantes etc.

Outro exemplo muito utilizado nas dietas:



O primeiro ingredientes é farinha branca (falaremos em outro post porque a farinha branca é tão ruim!), o quarto ingrediente é gordura vegetal (ruim também) e tem vários conservadores. Além disso, apesar de ter somente 91 kcal são 18 gramas de carboidrato contra 2,6 gramas de proteínas. Ou seja, apesar de ser "fit" conforme afirma a embalagem, há opções muito melhores. A crepioca seria um bom substituto, por exemplo.

Último ponto importante com relação aos rótulos: é melhor consumir alimentos que não os tenham! Mas no caso de ter, procure aqueles com a menor quantidade de ingredientes possível e com nomes que sua avó reconheceria =)

E para uma dieta equilibrada e adequada para a sua realidade, procure SEMPRE um nutricionista. Somente eles podem prescrever dietas.

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